Saiba como lidar com a espera por uma resposta de emprego com dez medidas de ação

resposta de emprego

Passado o momento da entrevista por uma vaga, cabe aos candidatos lidar com a espera por uma resposta de emprego; algo que pode ser altamente estressante para muitos profissionais. No entanto, esse período de dúvida nem sempre é um momento de pura espera – já que há uma série de atitudes que os candidatos podem tomar para diminuir os níveis de ansiedade e entender melhor sua situação no mercado de trabalho

Confira, a seguir, as 10 ações que um candidato deve tomar enquanto aguarda por uma resposta de emprego:

  1. Tome a iniciativa
    Não há nada de errado em fazer contato com a empresa para ter notícias sobre a sua vaga.
  2. Planeje-se
    Estabeleça um número de vezes para fazer contato com a empresa e partir para outra. Quando os contatos se tornam frequentes, você pode manchar sua imagem com a corporação, e isso deve ser evitado.
  3. Seja agradável
    No telefone, ao vivo ou por e-mail, seja agradável com as pessoas com que se comunica dentro da empresa e mantenha o profissionalismo. Isso será notado.
  4. Cheque redes sociais
    Verifique suas redes sociais – Facebook, LinkedIn, Tweeter – e descubra se conhece alguém na empresa. Isso pode se tornar uma maneira a mais para ter notícias sobre suas chances.
  5. Preste atenção no feedback
    Desde sua entrevista presencial, preste atenção em como lhe tratam – de maneira amigável ou fria. Em muitos casos, não receber uma resposta já é a própria resposta.
  6. Mova-se na escada de hierarquia
    Falar com quem seria seu chefe direto, às vezes, pode ser mais eficiente do que seguir tentando contatos constantes com o RH.
  7. Seja realista
    A rejeição pode não ser encarada com facilidade, mas o profissional deve ser realista e não imaginar que “talvez não tenham recebido meus últimos 20 e-mails”.
  8. Mantenha a empresa informada
    Caso tenha novas habilidades ou conquistas durante o processo, pode ser uma boa oportunidades para avisar a empresa, ao invés de fazer novos contatos com mais perguntas.
  9. Não leve para o lado pessoal
    Caso não seja escolhido, evite levar a rejeição para o lado pessoal.
  10. Aprenda sobre a empresa
    Aproveite a oportunidade dessa experiência de espera para aprender mais sobre como a empresa lida com candidatos. Isso pode ser uma boa forma de avaliar se é uma boa ideia se candidatar para novas vagas nesta mesma corporação no futuro.

Imagem: reprodução

Auto-avaliação Departamento Pessoal

 

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário