Confira dicas importantes para montar um planejamento estratégico de grande eficiência

planejamento-estrategico

Fundamental para passar uma boa imagem institucional de qualquer empresa, o planejamento estratégico é cada vez mais comum e bem elaborado nas corporações de todo o mundo – possibilitando uma comunicação mais clara e, com isso, um maior entendimento e sinergia entre empresas, clientes, público-alvo e funcionários.

Confira, a seguir, dez passos imprescindíveis para formar um planejamento estratégico de alta eficiência em sua empresa:

  1. Determine a meta
    O caminho pelo qual se deseja seguir é o ponto de partida do planejamento, e os objetivos de comunicação que se deseja alcançar devem ser bem estabelecidos.
  2. Analise a organização
    É necessário conhecer bem a empresa, identificando de maneira detalhada quais são os pontos fortes e fracos da corporação.
  3. Determine missão, visão e valores da corporação
    A definição de missão, valores e visão da empresa devem ser totalmente conhecidas, permitindo que o planejamento siga de acordo com tais políticas da organização.
  4. Identifique seu público
    Além da empresa, deve ser analisado, também, o público com o qual se deseja conversar; podendo definir os melhores caminhos para chegar aos principais objetivos.
  5. Identifique os objetivos da ação
    Demanda de mercado, interesses e políticas de relacionamento com stakeholders devem ser devidamente mapeados e identificados.
  6. Dê importância à imprensa
    A construção de um bom relacionamento com os profissionais da imprensa é essencial para o sucesso de qualquer planejamento estratégico que tenha foco na comunicação.
  7. Defina objetivos, estratégias e metas
    É fundamental ter estabelecidos quais são os objetivos que se deseja alcançar, quais são as ferramentas que se possui para isso e em quais prazos isso deve ser realizado.
  8. Planeje a ação
    Defina os planos que serão capazes de levar a empresa aos seus objetivos de maneira detalhada.
  9. Faça a monitoração
    Cronogramas podem ser uma boa opção para avaliar o andamento dos planos que estão sendo postos em prática.
  10. Avalie os resultados
    A partir do controle do planejamento, é possível avaliar os resultados da sua estratégia; modificando ou mantendo as ações que trouxeram bons ou maus resultados.

Imagem: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Equipe Convenia

2 Comentários

Deixe um comentário