Confira dicas valiosas para resistir ao nervosismo e se sair bem na sua próxima avaliação de desempenho

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Enquanto os profissionais do setor de recursos humanos tendem a se animar com a possibilidade de uma nova avaliação de desempenho na empresa em que atuam; os funcionários posicionados em diferentes locais da escada hierárquica entendem essa ideia (na maioria das vezes) como algo extremamente ameaçador, e um processo que tem um poder decisivo em suas carreiras.

Em parte, estes profissionais estão certos; já que a avaliação de desempenho realmente tem um grande poder sobre o futuro profissional de qualquer empregado – no entanto, nem sempre essa influência é negativa e, sabendo alguns “truques” para controlar o nervosismo na hora do processo, é possível sair ganhando nesse tipo de entrevista – mostrando o seu diferencial para a empresa e, quem sabe, alcançando níveis mais altos na escada hierárquica.

Conheça, a seguir, as cinco primeiras dicas para sobreviver e se destacar em uma avaliação de desempenho:

  1. Esteja preparado
    Antecipe que tipo de aspecto do seu trabalho pode ser abordado durante o processo e se prepare para discutir o assunto e mostrar suas qualidades, mantendo-se confiante em relação às suas responsabilidades.
  2. Descubra mais sobre o processo
    Cada tipo de avaliação de performance tem alguns focos principais e; portanto, perguntar ao seu chefe que caminho a entrevista percorrerá é uma boa ideia para se manter alinhado e poder sair ganhando, efetivamente, do processo.
  3. Comece um diário de trabalho
    Anote as suas principais responsabilidades e todo tipo de tarefa realizada no dia-a-dia. Isso permite que você possa expor tais informações na hora da avaliação, além de ajudá-lo a entender que tipo de ação funciona e qual deve ser trabalhada com mais atenção.
  4. Avalie a si mesmo
    Antes de se expor a uma avaliação, é importante saber como você mesmo se avalia – entendendo quais são as suas principais potencialidades e fragilidades.
  5. Avalie seus superiores e colegas
    Você deve saber de que maneira seus chefes e colegas lhe ajudam nas tarefas do dia-a-dia, assim como de que forma essa ajuda poderia ser ainda maior e mais eficiente – possibilitando que esse tipo de informação seja exposta na avaliação e possa se tornar mais uma fonte de melhorias na empresa como um todo.

Continue acompanhando as publicações do Blog Convenia e conheças outras 10 dicas para se sair bem e ganhar destaque na sua próxima avaliação de desempenho.

 

Imagem: reprodução

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