Conheca os 10 últimos truques para se sair bem em uma avaliação de desempenho profissional

avaliação de desempenho 02

Conforme descrito no primeiro artigo sobre o tema, a avaliação de desempenho pode ser um caminho extremamente ameaçador e estressante para os profissionais dos dias de hoje – no entanto, tendo em mente que esse tipo de processo, além de avaliá-lo, também pode ser responsável por uma grande guinada na sua carreira; é bom saber como agir de maneira controlada e eficiente na entrevista, ajudando o RH na coleta de informações e aproveitando a oportunidade para mostrar seus diferenciais.

Veja, a seguir, as últimas dez dicas para se sair bem e não se entregar ao nervosismo na hora da sua avaliação de desempenho:

  1. Saiba quais são seus objetivos
    Quem quer atingir níveis altos na carreira deve saber onde quer chegar, podendo expor quais são os seus objetivos na hora da avaliação.
  2. Mantenha a atitude certa no trabalho
    Dedicar mais tempo que o normal sem que lhe peçam e dar conta de novas responsabilidades sem reclamar são atitudes que podem somar muitos pontos na sua carreira – aumentando seu poder de palavra dentro da empresa.
  3. Destaque seus feitos
    Saiba as principais tarefas em que foi bem-sucedido ao longo do último ano e exponha suas conquistas durante a entrevista – sem deixar de lado as medidas extremas que possa ter tomado para realizar tais tarefas.
  4. Discuta as mudanças
    Apresente os principais desafios que enfrentou na empresa, e de que maneira foi capaz de superá-los.
  5. Dê feedback à empresa
    Mostre sua visão sobre a empresa e seus superiores, dizendo de que maneira crê que mudanças podem ser feitas para melhoras significativas.
  6. Seja franco, porém delicado, ao passar feedback
    O próprio título já se explica, e exageros devem ser evitados na hora de criticar a empresa e seus gestores.
  7. Pergunte
    É este o momento para tirar dúvidas e se informar em relação ao que a empresa e os seus superiores esperam do seu trabalho.
  8. Não fique na defensiva
    Tente ouvir e absorver críticas sem levar para o lado pessoal. Essas informações podem lhe ajudar a melhorar sua atuação.
  9. Mostre sua capacidade
    Exponha suas habilidades para resolver problemas sempre que tiver a oportunidade – mostrando suas idéias e de que maneira pode contribuir para melhorias na empresa.
  10. Se quiser um aumento, informe-se
    É importante saber o seu papel no sucesso da empresa, podendo apresentar de que forma contribui e por quais motivos merece uma remuneração maior.

Imagem: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário