Saiba como coletar informações de maior qualidade em uma avaliação de desempenho por meio de três dicas simples e práticas

avaliacao-desempenho5

Cada vez mais elaborada e focada na descoberta de dados que possibilitem o desenvolvimento de estratégias mais eficientes, a avaliação de desempenho é uma ferramenta fundamental nos dias de hoje; já podendo ser considerada como uma das grandes responsáveis pela elaboração de planejamentos de sucesso das mais variadas empresas de grande porte.

Além de precisar ser analisada com critério para que seja focada nos setores, funcionários e gestores que possam fornecer a maior quantidade e qualidade de informações, a avaliação de desempenho deve, também, ser elaborada de forma à permitir que o maior número de questões sejam esclarecidas – e isso só é possível quando não há temores por parte dos funcionários em expor qualquer tipo de questão.

Confira, abaixo, três maneiras práticas e certeiras de coletar o máximo de dados de qualidade na próxima avaliação de desempenho empresa em que atua:

  1. Preze pelo anonimato
    Muitos colaboradores – e até mesmo gestores – podem deixar de responder questões, ou mesmo, diminuir a relevância delas por medo de expor situações importantes mas que, de alguma forma, possam não ser boas para sua “imagem”. Esse tipo de dado é, justamente, o tipo de informação que pode fazer toda a diferença na hora de desenvolver uma boa estratégia e; portanto, se o anonimato pode ajudar a empresa a descobrir mais sobre o que é necessário, a tática deve ser usada.
  2. Abra espaço para “sugestões”
    Permita que os participantes da avaliação possam expor melhor seus pensamentos, visões e sugestões de melhorias para a empresa; disponibilizando espaço para que respostas mais elaboradas e fora da estrutura tradicional sejam apresentadas.
  3.  Seja menos formal
    A linguagem da avaliação de desempenho deve evitar exageros de formalidade, e a adoção de um tom mais leve e descontraído pode ajudar bastante a conseguir feedbacks mais sinceros e válidos.

Imagem: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário