A avaliação de desempenho é uma ferramenta cada vez mais em voga empresas dos mais variados portes. Uma coqueluche do mundo empresarial e uma das maiores atribuições do RH de empresas que se preocupam em ter um departamento de Recursos Humanos estratégico, ou seja, que atue

Você pode baixar gratuitamente a nossa planilha de Avaliação de Desempenho 

Além de precisar ser analisada com critério para que seja focada nos setores, funcionários e gestores que possam fornecer a maior quantidade e qualidade de informações, a avaliação de desempenho deve, também, ser elaborada de forma à permitir que o maior número de questões sejam esclarecidas – e isso só é possível quando não há temores por parte dos funcionários em expor qualquer tipo de questão.

Confira a seguir três dicas para para melhorar a qualidade das respostas na próxima avaliação de desempenho que a sua empresa realizar:

1. Preze o anonimato: Muitos colaboradores – e até mesmo gestores – podem deixar de responder questões, ou mesmo diminuir a relevância delas por medo de expor situações que não são boas para a sua imagem. Esse tipo de dado é justamente o tipo de informação que pode fazer toda a diferença na hora de desenvolver uma boa estratégia. Portanto, se o anonimato pode ajudar a empresa a descobrir mais sobre o que é necessário, a tática deve ser usada.

2. Abra espaço para sugestões: Permita que os participantes da avaliação possam expor melhor seus pensamentos, visões e sugestões de melhorias para a empresa, abrindo espaço para que respostas mais elaboradas e fora da estrutura tradicional sejam apresentadas.

3. Seja menos formal: A linguagem da avaliação de desempenho deve evitar exageros de formalidade. A adoção de um tom mais leve e descontraído pode ajudar bastante a conseguir feedbacks mais sinceros e válidos.

Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário