Vivemos na era dos aplicativos: temos apps, seja no computador ou no celular, que executam uma miríade de funções, desde identificar aquela música desconhecida tocando na sala de espera do dentista até dividir a conta da mesa na pizzaria. E, sim, o RH também pode surfar essa onda e se tornar mais produtivo com o apoio dos programas.

Nem todos eles foram desenvolvidos pensando nas tarefas do RH em si, mas suas funções podem ser perfeitamente aplicadas nas rotinas da área. Afinal, eficiência, segurança, redução de erros manuais e foco no ROI são mantras em quase qualquer departamento.

Confira a lista de 5 aplicativos que vão facilitar sua vida no RH hoje:

1. rhConvenia

O mais específico para RH dos aplicativos desta lista.

O rhConvenia é um software de gestão e controle de Departamento Pessoal, que automatiza tarefas burocráticas como controle de férias, gestão de benefícios, gestão de ponto eletrônico e horas extras, dentre outras. A ferramenta também conta com um mural eletrônico a partir do qual RH e colaborador conseguem se comunicar de maneira eficiente e confidencial, com publicações fixas ou pontuais.

Além de todos os ganhos de eficiência e produtividade, o rhConvenia também promove a segurança de dados, tendo em vista que se trata de um software na nuvem que fica armazenado nos servidores da Amazon, portadora de mais de dez certificações internacionais de segurança.

Você pode realizar um teste grátis de 14 dias da ferramenta clicando aqui.

2. Runrun.it

O Runrun.it é um aplicativo de gestão de projetos.

Nele, você tem a possibilidade de mensurar o desempenho de cada colaborador envolvido nos projetos. Denominado de RR-Ratings, esse sistema de medição de performance leva em consideração a quantidade de tarefas entregues, a pontualidade das entregas, o esforço para entregar, o número de revisões necessárias, dentre outros aspectos que conferem inteligência aos processos.

Além dessa vantagem, o Runrun.it premia os colaboradores com medalhas virtuais conforme as notas conquistadas na ferramenta, apimentando a plataforma com a gamificação. Também é possível obter relatórios gerenciais em tempo real.

3. Evernote

Sabe o infame bloco de notas padrão do Windows? O Evernote é uma versão melhorada e ampliada dele.

Você cria notas categorizadas da maneira que bem entender, mantendo um catálogo inteligente e prático de artigos, fotos ou vídeos que encontrou na internet mas que por algum motivo não teve tempo para ver (ou que quer guardar para rever posteriormente). E, claro, você consegue fazer anotações em forma de texto ou áudio sobre algo que lembrou ou viu na rua e que não quer esquecer.

Um dos recursos mais úteis do Evernote é o seu mecanismo de pesquisa, que te permite encontrar anotações que por algum motivo se perderam em meio à pilha de categoria criadas.

Então, se você se deparar com algum artigo interessante sobre recrutamento e seleção ou processos eficientes de controle de férias, mas não está com tempo para ler no momento, por que não salvar uma anotação no Evernote e apreciar a leitura mais tarde?

4. Reachr

Esse é o Tinder do RH. Já ouviu falar no Tinder? É um aplicativo de relacionamento no qual os perfis das pessoas vão sendo mostrados na tela principal do usuário para que ele escolha dar “like” ou “dislike”. Caso a outra pessoa também tenha dado “like” no perfil do usuário quando ele apareceu no feed dela, acontece uma combinação, e o aplicativo abre um chat para que os dois possam se conhecer melhor.

A premissa do Reachr é a mesma: caso haja uma combinação entre candidato e vaga, um chat é aberto para que o responsável por recrutamento possa conhecer melhor a pessoa do outro lado. O processo se torna mais lúdico, uma autêntica gamification.

Esse aplicativo surge como uma alternativa interessante a todos os sites de vagas ultrapopulados de anúncios de vagas e de currículos.

5. Trello

O Trello é outro aplicativo de gerenciamento de projetos. Em cada painel, o usuário cria boards com as categorias que quiser, e dentro delas aloca as tarefas de cada projeto que devem ser realizadas. Você pode atribuir as tarefas a algum usuário específico da ferramenta e também tem a possibilidade de colocar prazos.

A movimentação dos boards dentro de cada painel confere facilidade de uso, um dos maiores trunfos da ferramenta. Com o Trello, a condução dos projetos se torna fluída.

rhConvenia

Sobre o autor

Equipe Convenia