Multi-ethnic business portraitIntegrar um funcionário ao time é indispensável para garantir um maior engajamento emocional dele ao novo trabalho. Por isso, grandes empresas são tão preocupadas em garantir um processo formal de Onboarding eficiente (veja neste artigo 4 itens indispensáveis ao seu processo de Onboarding). Além disso, preocupe-se também em integrar o novo colaborador ao time. Neste artigo, apresentaremos 5 ideias simples e eficientes para fazer isso. 

1. Convide o funcionário para almoçar no seu primeiro dia de trabalho. Leve também as pessoas que trabalharão diretamente com ele.

2. Incentive o funcionário a participar de algum processo da empresa, como dar ideias para novos processos, mural de frases de motivação, etc.

3. Reconheça e comemore com ele pequenas vitórias do time ou pessoais como aniversários ou uma nova venda, por exemplo.

4. Promova e convide o novo funcionário para um evento informal como um happy hour ou um jogo de boliche em equipe.

5. Evite dar apelido para o novo funcionário, mas caso outros membros da equipe tenham apelidos que toda a empresa utilize, vale a pena compartilhar. Isso o fará sentir parte do time.

 

Imagem: reprodução

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Cofundador do Convenia, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos de pequenas e médias empresas. É responsável pela criação e execução da estratégia de inbound marketing da empresa que já atraiu mais de 15.000 leads. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Engenharia Financeira pela Poli-USP, Marcelo iniciou sua carreira na área de vendas da Pepsico. Logo em seguida iniciou uma trajetória em gestão de Hedge Funds internacionais, tendo trabalhado na Carval Investors e Financial Investimentos. Marcelo também é professor de Inbound Marketing na ESPM.