Confira cinco fatores importantes para manter em alta a produtividade no trabalho remoto

trabalho-remoto 3

Teletrabalho, home-office ou trabalho remoto: todos os termos se referem ao mesmo tipo de atuação – aquele que não é feito nos moldes mais tradicionais, ocupando o espaço de um escritório ou firma. Cada vez mais comum no mercado de trabalho atual, o home-office ainda é visto com maus olhos por muitos; que consideram que esse tipo de atuação abre muitas brechas para o descanso e pouco para uma real produtividade profissional.

No entanto, o crescimento do número de profissionais que atuam no trabalho remoto tem trazido diversos resultados satisfatórios; mostrando que, ao contrário do que é pensado por muitos, este pode ser um tipo de atuação extremamente produtivo, e que ainda promove mais qualidade de vida aos seus trabalhadores.

Confira, abaixo, cinco itens considerados entre os mais relevantes para quem atinge níveis altos de produtividade no trabalho remoto:

  1. Tecnologia quebra barreiras
    A distância é, hoje, um mero detalhe para quem atua no trabalho remoto. Fazendo o uso das diferentes ferramentas tecnológicas disponíveis (incluindo as redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Skype e WhatsApp), a comunicação pode ser clara e imediata, eliminando a questão da distância como motivação para a perda de produtividade.
  2. A comunicação é maior
    De acordo com um levantamento realizado sobre o tema, até 86% dos que atuam em home-office estabelecem contato constante com suas equipes, mesmo que somente para estreitar o relacionamento.
  3. A colaboração é imediata
    O compartilhamento de informações e documentos, além da solução de dúvidas, é outro benefício que pode ser feito em tempo real por meio das ferramentas tecnológicas – facilitando o trabalho e a busca por respostas de quem está no mundo do trabalho remoto.
  4. Reuniões mais produtivas
    O foco nas conferências online é muito maior – já que, no trabalho remoto, só participam de reuniões os realmente interessados e os que podem se beneficiar com as informações abordadas (evitando a perda de tempo).
  5. Mais diálogo
    Deixando de lado as apresentações unilaterais, as conferências online permitem uma participação maior e o aumento do diálogo entre os profissionais – aumentanto, consequentemente, a produtividade.

Imagem: reprodução

Auto-avaliação Departamento Pessoal

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário