Conheça dicas simples e práticas para melhorar o clima organizacional da sua empresa e, consequentemente, aumentar a produtividade

clima organizacional

Para que haja o bom funcionamento e a produtividade constante de uma empresa, é necessário que haja, também, harmonia entre os seus funcionários e colaboradores de diferentes posições hierárquicas. Por isso, cada vez mais companhias se dedicam a descobrir como anda o clima organizacional em suas dependências – buscando coletar os dados que podem fornecer ideias para tornar o ambiente de trabalho melhor e mais agradável, possibilitando uma aproximação cada vez maior entre os funcionários e, consequentemente, uma atuação mais eficiente e produtiva.

No entanto, ao contrário do que muitos gestores e líderes possam imaginar, compor um clima organizacional mais agradável nem sempre é uma tarefa tão complicada, e há uma variedade de fatores simples e práticos que podem ser bastante benéficos para a formação de um ambiente de trabalho tranquilo e com mais sinergia entre profissionais.

Confira, a seguir, cinco boas maneiras para subir o nível de satisfação de funcionários e compor um clima organizacional mais harmonioso:

  1. Benefícios individualizados
    Colaboradores com o poder de escolher os benefícios corporativos que lhe são mais adequados são mais satisfeitos, já que têm suas particularidades respeitadas e, com isso, podem se adequar melhor ao ambiente de trabalho.
  2. Visitas de parentes à empresa
    Empresas que permitem que os parentes de seus funcionários conheçam suas dependências ganham vantagem, pois, dessa forma, além de o colaborador se sentir mais inserido, sua família passa a entender melhor as tarefas desempenhadas por ele – formando uma certa harmonia entre vida profissional e pessoal.
  3. Flexibilidade de horários
    Este item é um dos mais importantes para que haja o equilíbrio entre vida pessoal e profissional nos dias de hoje – tornando-se indispensável para a formação de um ambiente de trabalho com colaboradores satisfeitos.
  4. Programas de saúde
    Empresas que incentivam seus colaboradores à praticar exercícios físicos e promovem ginástica laboral contam com profissionais mais bem dispostos para produzir e trabalhar em equipe.
  5. Programas sociais
    Incentivar projetos que ajudem no desenvolvimento de comunidades próximas, por exemplo, também pode ser uma boa maneira de ajudar na interação entre colaboradores e no seu nível de cooperação durante o dia-a-dia de trabalho.

Imagem: reprodução

Clima Organizacional: Como melhorar

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário