Saiba de que forma melhorar e manter alta a motivação de equipes de trabalho dos mais variados setores de atuação

motivacao-equipes-trabalho

No mundo corporativo de hoje, uma das principais buscas de gestores de pessoas e líderes de grupos de colaboradores é pelo aumento e a manutenção da motivação de equipes de trabalho – visando altos níveis de produtividade e, consequentemente, de desempenho nas funções que exercem.

No entanto, nem sempre a motivação de equipes de trabalho é algo que vem fácil para os líderes; e estes gestores devem conhecer algumas regras básicas e de suma importância para incentivar a atuação e a satisfação de seus funcionários no ambiente de trabalho.

Confira, a seguir, 10 passos fundamentais para que o seu time de funcionários possa alcançar os maiores níveis possíveis de motivação no trabalho e, com isso, produzir cada vez mais e melhor:

  1. Reafirme a importância dos colaboradores
    Um dos princípios mais básicos da motivação é mostrar aos seus subordinados o quanto o trabalho deles é importante, e isso jamais pode ser deixado de lado na hora de motivá-los.
  2. Escolha os motivadores certos
    De acordo com uma série de pesquisas, fatores como novos desafios e a conclusão de um trabalho bem feito são itens muito mais valorizados pelos colaboradores do que questões puramente financeiras. É preciso saber diferenciar o que funciona para motivar a sua equipe.
  3. Estabeleça metas realistas
    Criar metas realistas e flexíveis é essencial para motivar funcionários – e as metas irreais e absurdas devem ser deixadas de lado por completo.
  4. Tenha disponibilidade e empatia
    Estar pronto para ouvir as dúvidas e questões de subordinados é fundamental para que uma relação de colaboração possa se estabelecer, facilitando a resolução de problemas e o clima organizacional – também essencial para a motivação.
  5. Saiba quando delegar
    Ser próximo dos funcionários é um ponto positivo; no entanto, orientar cada passo de seus colaboradores é ruim tanto para a produtividade da equipe como para a sua motivação – já que a conquista de soluções por conta própria é outro fator com grande potencial de motivação
Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário