Conheça 5 dicas para que sua linguagem corporal passe a mensagem correta em uma apresentação

linguagem-corporal5

Temida por profissionais de quase todas as áreas, as apresentações podem se apresentar como tarefas dificílimas para quem é mais tímido ou inseguro, e se portar da maneira correta nestas ocasiões é fundamental para que a sua linguagem corporal passe a mensagem desejada.

Para que esse tipo de ocorrência não seja mais rondada por dificuldades, confira, a seguir, cinco dicas especiais para manter a linguagem corporal correta durante futuras apresentações:

  1. Faça contato visual
    A tela de slides ou do computador jamais deve ser seu ponto de atenção durante uma apresentação, que deve ser direcionada para os que estão recebendo as informações que você passa; chamando a atenção da platéia e promovendo, assim, uma relação de empatia e credibilidade.
  2. Direcione o foco do público
    Além de manter contato visual e chamar a atenção de quem assiste, é necessário que se saiba direcionar o olhar do público ao que você deseja mostrar, combinando o que se diz às imagens apresentadas.
  3. Mantenha uma postura confortável
    Ficar de braços cruzados ou com as mãos no bolso, por exemplo, são posturas que passam uma imagem de insegurança e até certo desleixo para o público. Procure ficar confortável e parecer disponível, e não defensivo.
  4. Seja coerente
    Profissionais que agem de uma maneira e pregam outra não têm credibilidade e, por isso, é essencial que o seu discurso vá de acordo com a sua postura profissional.
  5. Evite gestos incômodos
    Além de distrair quem escuta o seu discurso, fazer gestos como enrolar os cabelos ou bater os dedos na mesa podem passar uma mensagem de tédio – assim como apontar o dedo para a platéia pode ser ancarado com muito incômodo por certas pessoas.

Imagem: reprodução

Auto-avaliação Departamento Pessoal

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário