Saiba em que fatores é necessário ficar atento em relação aos resultados de uma avaliação de desempenho

avaliacao-de-desempenho2

Considerada uma ferramente altamente eficaz para obter os dados necessários para o desenvolvimento de estratégias das mais diversas, a avaliação de desempenho ganha cada vez mais popularidade entre as escolhas do setor de recursos humanos de grandes empresas. No entanto, um processo desse tipo vale muito pouco quando os profissionais não sabem, de fato, em que fatores se atentar para identificar as infirmações que podem mudar o rumo de uma empresa.

Confira, abaixo, cinco dos mais importantes fatores a prestar atenção entre os resultados de uma avaliação de desempenho, para que a elaboração de estratégias de melhoria possa ser certeira:

  1. Auto-Avaliação
    A satisfação dos colaboradores com o trabalho e com a sua própria atuação deve ser levada em conta, assim como as metas pré-estabelecidas para estes funcionários e o qual a porcentagem delas que eles foram capazes de cumprir.
  2. Atribuição de equipes e funcionários
    É preciso saber sobre o nível de desempenho dos colaboradores e dos times de uma empresa, comparando a auto-avaliação com uma visão mais geral, para que sejam identificadas as principais demandas para a melhoria da produtividade da corporação como um todo.
  3. Atuação da gerência
    Avaliar a eficácia da comunicação e da motivação das diferentes gerências frente aos seus subordinados é imprescindível para o planejamento, identificando se os objetivos principais da empresa são sabidos e perseguidos por todos os colaboradores.
  4. Treinamento de pessoal
    É necessário saber se os funcionários da empresa se veem beneficiados pelos programas de treinamento e se se sentem apoiados pela empresa a se desenvolver cada vez mais para alcançar seus objetivos de carreira. Isso ajuda a definir programas melhores e mais eficientes de treinamento para o futuro.
  5. Potencialidade para promoções
    A avaliação pode fornecer dados muito claros sobre o nível de preparo dos diferentes funcionários para serem promovidos e assumirem novas e maiores responsabilidades – facilitando a escolha de substitutos e novos executivos.

Imagem: reprodução

 

Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário