Poucos gestores duvidam de que funcionários motivados são funcionários produtivos. O fator motivação no trabalho (ou engajamento), portanto, não deve ser jogado para escanteio, ou tratado com pouca prioridade, pelos que almejam altos níveis de produtividade e eficiência por parte dos colaboradores.

Atingir patamares elevados de engajamento pode ser barato – se você souber quais ações tomar.

Vale salientar que o sucesso começa pelos líderes da organização. O papel deles não se restringe apenas a definir e aprovar as práticas: é preciso que eles também participem e que também zelem pelos canais de comunicação interna que serão usados para divulgar as ações.

Confira 5 práticas eficientes para aumentar motivação no trabalho de seus talentos:

 

1) Calendário esportivo

Ter um calendário esportivo na sua empresa deflagra dois efeitos colaterais positivos: fomenta a qualidade de vida que os exercícios físicos acarretam e promove a integração entre os colaboradores, alguns dos quais, por trabalharem em áreas geograficamente distantes na empresa, não teriam muitas chances para interagir entre si.

O ideal é eleger um “dono” do projeto (que goste de esportes, de preferência) para organizar as atividades. Ele deve fazer uma pesquisa junto aos funcionários para eleger os esportes preferidos.

Para divulgar o calendário, criar um hotsite é uma boa opção. Além dele, e-mails e folders cumprem o papel de comunicar aos colaboradores sobre os esportes.

Depois das atividades, é interessante publicar fotos e resultados para atrair ainda mais funcionários. Premiações também atuam como incentivadores importantes.

Dicas:

  • Procure esportes que homens e mulheres possam jogar juntos, como corrida. Esportes ao ar livre são boas opções.
  • Enfatize a importância de todos participarem e comunique que os líderes também participarão.
  • Organizar premiações esporádicas incentiva mais colaboradores a participar.

2) Quiz corporativo

Sentir-se parte da estratégia da empresa estimula o colaborador de qualquer nível hierárquico. Sabe qual é um dos instrumentos mais eficazes para promover esse engajamento? O quiz corporativo.

Ele é um questionário com perguntas de múltipla escolha acerca da história da empresa, suas marcas, seus produtos, seus objetivos ou algum outro assunto relativo ao negócio.

Alguns exemplo de perguntas:

1. Qual foi a primeira filial de nossa empresa?

2. Qual foi o crescimento em número de clientes no ano de 2012?

3. Qual nosso principal diferencial perante aos concorrentes?

4. Qual o produto com o maior peso em nosso faturamento?

5. Qual foi o crescimento de nosso mercado de 2011 para 2012?

Além de lúdico e divertido, o quiz alinha a comunicação empresarial.

Dicas:

  • Aproveite ferramentas como o Google Sheets ou o Survey Monkey para organziar o questionário]

3) Super Integração

Um processo de integração bem orquestrado pode fazer a diferença no engajamento dos talentos contratados pela organização. E nesse processo, a atenção aos detalhes é fundamental.

Mais do que uma apresentação inócua em PowerPoint e a leitura de um manual, a integração do novo colaborador pode contar com as seguintes práticas:

1. Organizar um belo café-da-manhã com apresentação do funcionário à maior liderança da empresa presente no dia.

2. Realizar cadastro do colaborador com foto e informações pessoais – como hobbies e interesse – para publicar em um mural (digital ou físico) de “boas-vindas” para que os outros funcionários o conheçam melhor.

3. Acompanhar do novo colaborador até a mesa e apresentá-lo a todos da equipe, que deve bater palma como sinal de boas-vindas a ele.

4. Fornecer um organograma detalhado da empresa e uma lista de ramais ao novo funcionário.

4) IR para todos

É comum que as pessoas deixem para fazer a declaração do imposto de renda aos 45 minutos do segundo tempo. Aí reside uma grande oportunidade para a sua empresa galvanizar o engajamento dos colaboradores: auxiliá-los na declaração.

É uma prática barata e frutífera do ponto de vista de motivação.

O primeiro passo é chamar o contador da empresa, ou contratar um consultor tributário, para dar um curso à sua equipe. O curso deve ser ministrado pelo menos um mês antes do prazo final para a entrega da declaração.

Depois, divulgue as aulas tributárias por meio de todos os canais internos disponíveis e saliente a preocupação da empresa em ajudar seus profissionais a fazer a declaração do imposto de renda.

5) Professores colaboradores

Nessa prática, o profissional de uma área prepara uma oficina para explicar aos colaboradores de outras áreas como o departamento em que ele atua funciona. Dessa forma, os “alunos” adquirem uma visão mais cristalina sobre a organização como um todo e, ao mesmo tempo, são preparados para uma eventual mudança de área.

Primeiro, é importante determinar quais colaboradores tem o perfil para conduzir uma oficina na qual vai destrinchar seu departamento para os outros funcionários. Se o colaborador escolhido conseguir atrair muitos interessados ao seu workshop, dê a ele um prêmio compatível com o seu orçamento.

A segunda etapa é criar templates com a identidade visual da sua empresa para que os professores usem como base no momento de montar a oficina. Reserve também o espaço onde o workshop vai ser ministrado, com, no mínimo, café e água. Se for propício, crie um certificado.

Sugerimos que as oficinas durem entre 15 e 45 minutos, como no máximo 10 slides em cada apresentação.

Em seguida, você deve lançar mão dos canais disponíveis para divulgar os workshops. Acoplado à divulgação, deve constar um agendamento de inscrição e uma explicação mostrando o quão importante é a presença do colaborador para aprender sobre as demais áreas da empresa.

Prática Bônus

6) Home Office

Uma outra prática que pode elevar consideravelmente a motivação (e produtividade) dos colaboradores é a implantação de uma política de trabalho de remoto.

Entenda como e conheça alguma dicas práticas neste e-book grátis:

Home office

Sobre o autor

Luca Venturini

Analista de Marketing do Convenia.

Formado em Administração de Empresas, encontrou no Inbound uma oportunidade de unir duas de suas paixões: marketing e escrever.