Saiba como administrar os profissionais da geração Y – os famosos millennials – sem desmotivá-los

profissionais da geração Y

Um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores que têm de lidar com os profissionais da geração Y é, justamente, a “rebeldia” apresentanda pelos millennials, que se mostram para o mercado de trabalho como funcionários teimosos e de opiniões fortes. Buscando mais qualidade de vida e um equilíbrio melhor entre vida pessoal e trabalho, os componentes dessa geração, frequentemente, se encontram desmotivados em suas profissões; consideradas sem flexibilidade e muito mais rígidas do que gostariam os trabalhadores dessa nova era.

Pensando nisso, o Blog Convenia apresenta algumas soluções – baseadas em um guia divulgado pela revista Exame – para os líderes e gestores que precisam lidar com os profissionais da geração Y; apresentando novos caminhos para fugir da estrada da desmotivação e alcançar o sucesso de administração entre os millennials – considerados os colaboradores mais difíceis dos últimos tempos.

Confira, a seguir, seis maneiras de gerir estes profissionais com tranquilidade e longe de problemas:

  1. Não os contrarie
    Evite dizer aos millennials que eles estão errados, já que isso os desmotiva consideravelmente. No lugar disso, questione o funcionário com perguntas fortes e que incentivem o seu raciocínio, provocando a reflexão do profissional em relação ao assunto abordado.
  2. Tome decisões em conjunto
    A decisão sempre será da liderança; no entanto, discutí-las junto às equipes da geração Y antes de apresentá-las pode ser uma ótima idéia para que estes funcionários se sintam ouvidos e valorizados.
  3. Apresente planos de carreira
    O vislumbre de um futuro promissor é um dos pontos que mais atrai os millennials e, portanto, o plano de carreira destes profissionais deve ser apresentado de maneira clara – sendo dito o que se espera do colaborador e onde ele pode chegar, caso atenda às expectativas da empresa.
  4. Abaixe a ansiedade
    Se a ansiedade por crescimento for muito alta entre os millennials, é uma boa opção explicar de que maneira funcionam os processos da empresa – esclarecendo as suas dúvidas e orientando-os em relação ao futuro.
  5. Dê atenção especial aos feedbacks
    A geração Y gosta de ter sua posição esclarecida e, por isso, mostrar a eles onde erram e acertam é uma ótima maneira de fazer com que se aperfeiçoem. O feedback deve ser constante!
  6. Analise o perfil dos profissionais
    Observar o desenvolvimento dos millennials é importante para saber se estes profissionais realmente se encaixam no perfil da empresa, evitando frustrações. Portanto, medições desse tipo devem ser feitas de maneira constante e focada.

Imagem: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário