Descubra algumas das inovações que modificaram o perfil de mercado atual no Brasil e no mundo

Descubra algumas das inovações que modificaram o perfil de mercado atual no Brasil e no mundo

perfil-mercado

As transformações que ocorreram no mercado de trabalho global ao longo das últimas décadas culminam no cenário atual, onde novas formas de trabalho e de atuação são cada vez mais bem-vindas em empresas que buscam inovação, qualidade de vida e, principalmente, a satisfação de profissionais. Com isso, o perfil de mercado atual se apresenta com possibilidades diversas, permitindo que a força de trabalho possa, em muitos casos, optar pela melhor e mais adequada forma de trabalho (de acordo com um perfil individual de atuação) – e que não precisam, necessariamente, de um ‘chefe’ no comando.

Tendo isso em mente, separamos alguns dos fatores que podem ser considerados mais decisivos na composição desse novo perfil de mercado, conforme você confere na lista exposta a seguir:

  1. Colegas em cargo de decisões
    Foi-se o tempo em que a decisão sobre a contratação de um novo funcionário para uma equipe de trabalho era feita, somente, pelo gestor desse time e; hoje em dia, cada vez mais empresas envolvem os futuros colegas de um possível contratado no processo de decisão.
  2. Pets no trabalho
    Cada vez mais empresas permitem a permanência de animais de estimação em suas dependências – e já foi comprovado que a satisfação e o sentimento de felicidade de pessoas que convivem em ambientes de trabalho com a presença de pets é maior.
  3. Diversão no escritório
    O happy-hour no fim do expediente já é algo real em muitas empresas, que promovem festas e diversão dentro do ambiente de trabalho para aumentar o relaxamento e satisfação no serviço.
  4. Todos participam
    Cada vez mais gerentes, analistas e coordenadores já podem ‘fazer parte’ da empresa de forma mais profunda por meio da aquisição de ações da corporação.
  5. Home office em alta
    Além de ajudar empresas a economizar, o home-office já conta com milhões de profissionais satisfeitos e produtivos, principalmente, em função da autonomia quase completa na forma de trabalhar no dia-a-dia.
  6. Mais férias
    Embora, no Brasil, essa prática ainda seja praticamente inexistente – já há empresas internacionais que permitem que seus funcionários tirem quantos dias de folga desejarem ao longo do ano – e, ao contrário do que poderia parecer, esse tipo de oferta aumenta a liberdade dos profissionais sem que o comprometimento seja diminuído.

Imagem: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário