Onboarding_2Onboarding é o nome que se dá ao processo de boas vindas a um funcionário na sua empresa. Ele é tão importante quanto o recrutamento e seleção pois pode determinar o sucesso de um novo colaborador no seu time. Pesquisas demonstram que um novo funcionário pode atingir o nível máximo de produtividade em até um ano. Acelerar este processo significa mais eficiência para seu time e, com certeza, maior engajamento para o colaborador. 

Para mais informações sobre o processo de onboarding, leia este artigo: 4 itens para inserir no processo de Onboarding (boas vindas) dos seus funcionários

Veja abaixo ideias de materiais para fornecer ao novo colaborador.

1) Mensagem de boas vindas

O item mais básico é uma mensagem de boas vindas padrão para o novo funcionário, assinada pelo presidente da companhia ou pelo diretor da área correspondente. O tom da mensagem deve ser otimista e informal. No conteúdo, pode-se destacar pontos importantes da cultura da empresa ou simplesmente votos de felicidade para o novo desafio. Lembre-se que tudo na vida do novo funcionário está mudando (seu local de trabalho, seus colegas de escritório, suas rotinas, etc) e receber uma mensagem desta pode ser confortante.

2) Histórico da companhia

Contar um pouco da história da empresa, das motivações dos fundadores e das dificuldades enfrentadas aumenta o engajamento emocional do novo funcionário com a empresa. É uma boa maneira também de transmitir os valores da companhia que são inerentes a sua criação (por exemplo: inovação, estrutura enxuta, atenção ao cliente, etc)

3) Informações de produtos e serviços oferecidos

Crie um portfólio com descrição completa de produtos e serviços oferecidos pela empresa. É muito comum as companhias esquecerem de comentar o portfólio completo e focarem em um produto ou serviço específico que o funcionário vá trabalhar. Dê a visão geral de como a sua empresa ganha dinheiro. Isso eleva o grau de admiração do novo colaborador pela companhia.

4) Políticas e procedimentos internos

Não espere que seu funcionário descubra “na prática” como qual é o código de vestimenta da empresa, ou a política de emenda de feriados. Crie um documento claro e descritivo de todas as políticas e procedimentos internos e distribua isso logo no processo de boas vindas.

5) Descrição da função

É sempre bom documentar a descrição de cargo do novo funcionário. Com certeza, nos primeiros dias ele consultará este documento diversas vezes para alinhar tudo que ele está aprendendo com o que se espera dele. Deixar isso transparente motiva e aumenta a sua produtividade.

6) Código de cultura

Se a sua empresa não tem, crie um código de cultura da companhia. São valores pessoais que são valorizados internamente e servirão para guiar o comportamento do time. Explicitar estes valores cria um sentimento de identidade dos funcionários com a empresa.

Investir no processo de Onboarding de funcionários é garantir que você tenha pessoas mais produtivas e engajadas mais rapidamente. Não menospreze este processo.

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Co-fundador e CEO do Convenia.