Confira dicas simples para que a sua empresa e suas equipes possam promover uma reunião produtiva

reuniao-produtiva

Necessária e absolutamente essencial para a troca de ideias e a tomada de decisões importantes dentro de uma empresa, a reunião produtiva é um objetivo difícil de alcançar para muitos gerentes e executivos – já que, embora sejam comuns e totalmente conhecidas por colaboradores e funcionários, as reuniões podem, em muitos casos, acabar fazendo com que a força de trabalho de uma corporação perca tempo ao invés de economizar.

Pensando nisso, apresentamos, a seguir, uma série de dicas especiais para promover uma reunião produtiva na sua empresa – facilitando a resolução de problemas e desafios e, consequentemente, ganhando tempo precioso para as demais tarefas a serem realizadas na corporação.

  1. Determine a finalidade da reunião
    Os assuntos e pautas a serem resolvidos deve ser previamente estabelecidos, e a reunião não deve fugir do foco determinado
  2. Programe e administre o tempo do debate
    Planeje o desenrolar da reunião e, se necessário, divida-o em blocos certos para discutir cada pauta específica.
  3. Evite perder o foco nas discussões
    Não deixe que as pautas que devem ser discutidas sejam ignoradas em função de outros assuntos que possam surgir. Intervenha quando for necessário, mas mantenha o foco sempre.
  4. Acompanhe os temas abordados com a ajuda de anotações abertas
    Lousas ou projeções podem ajudar muito em reuniões; e é importante (além de útil) anotar de forma aberta os principais pontos discutidos ou levantados, estimulando a memória e a participação dos envolvidos.
  5. Tenha pausas planejadas
    Não insista em reuniões intermináveis para decidir questões importantes e programe pausas para que os envolvidos possam recuperar as energias e clarear as ideias.
  6. Prepare-se para colaborar 100% com a reunião
    A atenção e o foco devem estar em alta durante toda a reunião para que ela seja produtiva; portanto, inicie o debate com comprometimento total em achar uma solução.

Imagem: reprodução

Auto-avaliação Departamento Pessoal

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário