Conheça seis dicas valiosas para coletar dados, trabalhar e melhorar o clima organizacional dentro da sua empresa

clima organizacional

Influenciando fatores de grande importância como produtividade e motivação de funcionários, o clima organizacional das empresas se torna, cada vez mais, um ponto de foco para os gestores de companhias dos mais diversos segmentos – que já perceberam o poder que o ambiente de trabalho pode ter sobre os seus colaboradores.

Com isso em mente, o Blog Convenia elaborou uma lista com seis passos para trabalhar melhor o clima organizacional da sua empresa – apontando os fatores que devem estar no topo de atenção de profissionais de RH, líderes e gestores que buscas o progresso e o sucesso de suas companhias.

  1. Mostrar sua importância
    Todos os líderes e gestores da empresa devem ter a noção do quão importante o clima organizacional é, para que cada vez mais investimentos (não necessariamente financeiros) sejam feitos em melhorias desse aspecto.
  2. Planejar
    Os responsáveis pelas melhorias no ambiente empresarial devem saber que tipo de informação buscam para poder mudar o cenário. Portanto, é preciso estabelecer quais serão as questões para chegar às respostas que podem apontar os caminhos da melhor estratégia de mudança.
  3. Definir o meio de pesquisa
    Seja por entrevistas presenciais ou questionário respondido pela web, é necessário verificar a melhor maneira para que seus colaboradores participem da pesquisa – fornecendo-lhes as ferramentas mais adequadas e que podem propiciar as melhores oportunidades de descobrir os pontos fracos do clima organizacional atual.
  4. Trabalhar resultados
    Com os dados da pesquisa em mãos, é hora de elaborar estratégias de melhoria – juntando as ideias e observações de líderes, gestores e da equipe de recursos humanos.
  5. Apresentar resultados
    Os colaboradores e funcionários participantes devem ter acesso aos principais pontos apresentados nos resultados da pesquisa, podendo ficar situados com o ambiente e, ainda, colaborar para melhorar o clima – caso seja algo viável.
  6. Monitorar
    A pesquisa foi realizada, os dados foram coletados e a estratégia aplicada. Portanto, é hora de monitorar os resultados dos planos postos em prática e, para isso, é indicado que a pesquisa original seja repetida em cerca de seis meses – permitindo que seja feita a análise do que deu certo e do que ainda deve ser trabalhado e aperfeiçoado.

Imagem: reprodução

Clima Organizacional: Como melhorar

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário