Conheça seis dicas valiosas para coletar dados, trabalhar e melhorar o clima organizacional dentro da sua empresa
Influenciando fatores de grande importância como produtividade e motivação de funcionários, o clima organizacional das empresas se torna, cada vez mais, um ponto de foco para os gestores de companhias dos mais diversos segmentos – que já perceberam o poder que o ambiente de trabalho pode ter sobre os seus colaboradores.
Com isso em mente, o Blog Convenia elaborou uma lista com seis passos para trabalhar melhor o clima organizacional da sua empresa – apontando os fatores que devem estar no topo de atenção de profissionais de RH, líderes e gestores que buscas o progresso e o sucesso de suas companhias.
- Mostrar sua importância
Todos os líderes e gestores da empresa devem ter a noção do quão importante o clima organizacional é, para que cada vez mais investimentos (não necessariamente financeiros) sejam feitos em melhorias desse aspecto. - Planejar
Os responsáveis pelas melhorias no ambiente empresarial devem saber que tipo de informação buscam para poder mudar o cenário. Portanto, é preciso estabelecer quais serão as questões para chegar às respostas que podem apontar os caminhos da melhor estratégia de mudança. - Definir o meio de pesquisa
Seja por entrevistas presenciais ou questionário respondido pela web, é necessário verificar a melhor maneira para que seus colaboradores participem da pesquisa – fornecendo-lhes as ferramentas mais adequadas e que podem propiciar as melhores oportunidades de descobrir os pontos fracos do clima organizacional atual. - Trabalhar resultados
Com os dados da pesquisa em mãos, é hora de elaborar estratégias de melhoria – juntando as ideias e observações de líderes, gestores e da equipe de recursos humanos. - Apresentar resultados
Os colaboradores e funcionários participantes devem ter acesso aos principais pontos apresentados nos resultados da pesquisa, podendo ficar situados com o ambiente e, ainda, colaborar para melhorar o clima – caso seja algo viável. - Monitorar
A pesquisa foi realizada, os dados foram coletados e a estratégia aplicada. Portanto, é hora de monitorar os resultados dos planos postos em prática e, para isso, é indicado que a pesquisa original seja repetida em cerca de seis meses – permitindo que seja feita a análise do que deu certo e do que ainda deve ser trabalhado e aperfeiçoado.
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