Saiba como construir uma identidade profissional reconhecida e inesquecível e abra ainda mais portas para uma carreira promissora

identidade-profissionalA imagem e a identidade de uma empresa são, hoje, fatores que, imprescindivelmente, devem estar bem definidos por qualquer corporação que deseja crescer – e este já é um fato amplamente conhecido por quem atua no mercado atual de trabalho. No entanto, os indivíduos que almejam uma carreira brilhante e cheia de crescimento também devem prestar atenção na sua imagem, e ter uma identidade profissional é algo fundamentalmente importante nos dias de hoje.

Com isso em mente, preparamos uma lista especial com oito passos para que você construa uma identidade profissional de respeito e impacto, possibilitando que a sua imagem seja notada e lembrada no cenário empresarial da atualidade. Confira:

  1. Exponha os seus diferenciais
    Suas potencialidades, seus diferenciais e suas ‘marcas registradas’ na forma de trabalhar devem ser qualidades bem conhecidas e expostas para que o mercado se interesse. Em muitos casos, perguntar a si “profissionalmente, o que não sou?” pode ser uma boa forma de descobrir o que se é, de fato.
  2. Cumpra com o prometido
    Não faça propagandas enganosas, e tenha certeza de poder cumprir as tarefas e ter as capacidades apresentadas ao mercado.
  3. Qualidade é prioridade
    Evite pegar atalhos para cumprir suas funções e faça, sempre, um trabalho do qual se orgulha. Ser sinônimo de qualidade pode abrir milhares de portas.
  4. Desenvolva um mantra para si
    Crie uma espécie de slogan para o seu trabalho, e tenha isso em mente quando se expuser ao mercado.
  5. Tenha palavra
    Os compromissos feitos devem ser sempre cumpridos – caso contrário, sua imagem pode sofrer muito (e de maneira quase instantânea).
  6. Deixe o perfil ‘interesseiro’ de lado
    Evite realizar tarefas somente em função de dinheiro ou benefícios, e tenha o foco em fazer um trabalho que possa ser reconhecido.
  7. Contrate um coach
    Contar com a ajuda de um profissional pode ser uma boa ideia para planejar estratégias de carreira e networking.
  8. Reinvente-se
    Avalie-se periodicamente e inclua suas evoluções profissionais no seu novo perfil, reinventando-se no mercado e chamando a atenção de quem importa.

Imagem: reprodução

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Cofundador do Convenia, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos de pequenas e médias empresas. É responsável pela criação e execução da estratégia de inbound marketing da empresa que já atraiu mais de 15.000 leads. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Engenharia Financeira pela Poli-USP, Marcelo iniciou sua carreira na área de vendas da Pepsico. Logo em seguida iniciou uma trajetória em gestão de Hedge Funds internacionais, tendo trabalhado na Carval Investors e Financial Investimentos. Marcelo também é professor de Inbound Marketing na ESPM.

Deixe um comentário