Essencial para o desenvolvimento de campanhas de incentivo, programas de motivação ou para a premiação de funcionários, definir metas de maneira eficiente é o primeiro passo para promover melhorias e o aumento de produtividade em uma empresa.

Você pode baixar gratuitamente o nosso eBook Motivação e Desempenho: qual é o papel do RH nessa história

Com isso em mente, confira 8 passos para definir metas para os colaboradores da sua empresa, e comece a desenvolver os projetos que podem dar saltos na produtividade e na eficiência do trabalho dos funcionários da organização:

1. Conte com a participação dos colaboradores. Os funcionários devem participar do processo de definição de metas, possibilitando que sejam estabelecidos objetivos reais e com boas chances de resultados – evitando o ressentimento de quem participa do processo.

2. Reavalie os objetivos com frequência. A cada semestre é necessário reavaliar metas, caminhos e resultados, certificando-se de que a empresa e seus funcionários estão no caminho certo.]

3. Seja objetivo e saiba medir os resultados. Evite metas gerais como ‘melhorar a atuação’, optando por objetivos mais claros e reais, como ‘reduzir as reclamações de clientes em 20% até o fim do ano’.

4. Crie metas reais e que possam ser alcançadas. Projetos com metas inalcançáveis desmotivam colaboradores e raramente promovem os resultados desejados.

5 .Crie metas de acordo com as responsabilidades. Não defina metas diferentes para colaboradores com o mesmo nível de responsabilidade e atuação. Isso pode gerar grandes conflitos internos para a empresa.

6. Monitore prazos e resultados. Fique de olho no cronograma proposto e não deixe que o controle do projeto se perca em meio à outras tarefas.

7. Evite conflitos no processo. Defina metas de forma a não promover a rivalidade entre colaboradores mas, sim, a colaboração.

8. Promova o comprometimento do colaborador. Conecte o sucesso da empresa ao comprometimento e atuação dos funcionários, incentivando o trabalho em equipe e oferecendo prêmios aos que ajudarem a gerar resultados e lucros para a organização

motivacao_desempenho_rh

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário