Saiba de que forma melhorar a comunicação empresarial e tirar vantagem de todos os benefícios que isso pode trazer

Saiba de que forma melhorar a comunicação empresarial e tirar vantagem de todos os benefícios que isso pode trazer

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Fundamental para que haja produtividade e sinergia em qualquer corporação, a comunicação empresarial é uma área que pode levantar muitas dúvidas e problemas. Enquanto quando aberta e fluida pode ser de extrema ajuda para o sucesso; quando falha e cheia de ruídos também pode fazer toda a diferença, levando uma empresa ou grupo de funcionários ao fracasso total.

Pensando nisso, separamos algumas lições da comunicação empresarial que devem fazer parte do conhecimento de todos os que atuam como líderes ou em cargos de gerência – dando um pequeno impulso para que o sucesso possa chegar ao seu negócio por meio de uma comunicação bem definida, clara e objetiva. Confira, a seguir, oito passos simples e práticos para melhorar a comunicação na sua empresa:

  1. Seja objetivo
    Tenha uma meta antes de iniciar uma conversa e exponha qual ela é logo de cara, evitando enrolações.
  2. Pratique a inclusão
    Quem conversa com você deve sentir que faz parte da solução do que é discutido. Uma boa opção é falar usando o “nós” ao invés do “eu” ou do “você”.
  3. Escute
    Preste atenção no que é dito quando um colega ou subordinado fala com você, e foque seus pensamentos no que está sendo exposto.
  4. Pergunte
    Não hesite em tirar dúvidas ou fazer mais perguntas para entender bem um problema que precisa ser resolvido: suas perguntas são a chave para a solução.
  5. Preste atenção no tom
    Use um tom de voz agradável e confiante nas comunicações, e evite se exaltar ou ser tímido demais.
  6. Preste atenção na linguagem corporal
    Mantenha a postura confiante e presente, pois, a linguagem corporal pode dizer tanto ou mais que suas palavras.
  7. Critique construtivamente
    Critique comportamentos e não pessoas. Apenas as críticas construtivas podem melhorar a comunicação e provocar mudanças positivas.
  8. Mantenha a empatia
    Respeitar as diferenças é fundamental para se comunicar bem, e manter a empatia no dia-a-dia de trabalho é de grande importância para estabelecer uma boa comunicação empresarial.

Imagem: reprodução

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Equipe Convenia

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