Saiba o que levar em consideração na hora de aceitar ou recusar uma nova promoção de cargo na empresa de atuação

promocao-cargo 3

Enquanto boa parte dos profissionais se anima e se lança sem freios quando uma promoção de cargo é anunciada, aceitar uma oportunidade deste tipo quando não se tem a qualificação ou a segurança necessária pode ser algo extremamente perigoso; podendo manchar de maneira significativa a imagem e a carreira de um profissional.

Pensando nisso, o portal da revista Exame elaborou uma lista completa com os principais fatores a levar em consideração antes de aceitar uma promoção de cargo na sua empresa, conforme você confere a seguir:

  1. Por que fui escolhido?
    É preciso saber o que foi levado em conta na avaliação que indicou você como o profissional adequado para receber a oportunidade de promoção, buscando feedbaks de superiores e que tipo de qualidade a empresa encontrou do seu trabalho.
  2. Quais as responsabilidades do novo cargo?
    É fundamental saber quais serão as suas responsabilidades no novo cargo e se você poderá “dar conta do recado”. Caso não seja capaz de atender à demanda dessa nova posição, recusar a oportunidade pode ser a melhor opção para não prejudicar sua imagem profissional.
  3. Que habilidades serão necessárias?
    Você terá condições de comandar equipes? De delegar tarefas? De dar feedback aos seus novos subordinados? Tudo isso deve ser analisado de maneira criteriosa para evitar o famoso “dar um passo maior que a perna”.
  4. Quem será meu chefe?
    É importante saber quem será seu novo superior direto e se o tipo de gestão e comando adotado por ele pode ser levado com tranquilidade por você.
  5. O que esperam de mim?
    É preciso saber quais serão os fatores de avaliação para os resultados do seu trabalho no novo cargo e que tipo de retorno é esperado de você; podendo, desta forma, avaliar a viabilidade de aceitar a promoção.
  6. Pessoalmente, aceitar o cargo será bom?
    Essa nova oportunidade atrapalha ou acaba com os seus planos pessoais? Você está disposto a abrir mão de desejos pessoais para aceitar o cargo?
  7. A oportunidade é boa para seu futuro profissional?
    Avaliar se o novo cargo irá agregar valor ao seu currículo e futuro profissional é essencial para tomar uma decisão acertada; já que, aproveitar esse tipo de oportunidade só é válido se for algo que lhe impulsione na direção que você deseja profissionalmente.
  8. As vantagens são boas?
    Saber se o aumento de salário vale a pena quando levada em consideração a nova demanda é imprescindível.

Imagem: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário