Confira dicas para amenizar as questões que aparecem em profissionais que trabalham pela primeira vez em um escritório

Escritório

Embora, no geral, o mundo corporativo seja dominado por ambientes de trabalho como o escritório, há muitos profissionais (ainda nos dias de hoje) que nunca atuaram em tais locais e, consequentemente, não estão familiarizados com a dinâmica desse tipo de ambiente. Tendo em vista que muitos destes profissionais são empreendedores que, por algum motivo, tiveram de deixar para trás seus empreendimentos para atuar em empregos mais “tradicionais”, essa adaptação pode se tornar algo ainda mais difícil.

No entanto, fazer a transição de um emprego com características diferenciadas para um escritório tradicional pode ser uma tarefa mais tranquila, se o profissional em questão tiver em mente algumas normas bastante comuns a estes tipos de ambiente. Confira, a seguir, algumas boas dicas de como se adaptar a um novo ambiente de trabalho, e como lidar com algumas das principais questões que podem surgir a partir do momento em que se começa a atuar em um escritório:

  • Faça perguntas antes de começar
    Esclareça questões sobre vestuário, horário de expediente e todo tipo de norma da empresa antes do seu primeiro dia no serviço.
  • Conheça seus colegas
    Interaja com seus colegas de trabalho e se informe sobre as funções e relações entre as pessoas que irão atuar com você.
  • Conheça a empresa
    Saber quais são as missões, valores e normas da corporação é de grande importância para uma adatação mais tranquila.
  • Construa relações
    Assim que tiver em mente qual é o papel de cada um dentro da empresa, começe a construir relações e amizades, oferecendo ajuda e tirando dúvidas com os mais próximos.
  • Encontre aliados
    Formar amizades e encontrar um aliado são ótimas formas de acelerar o processo de adaptação, podendo, ainda, contribuir para uma produtividade maior de ambos os envolvidos.
  • Saiba o que é esperado
    Não deduza o que é pedido do seu trabalho. Saber o que seu cargo exige e o que seus superiores esperam da sua atuação é primordial para se destacar em qualquer emprego.
  • Saiba quem toma as decisões na empresa
    Preste atenção nos nomes que surgem em conversas sobre questões que exigem grandes decisões.
  • Personalize seu próprio espaço
    Por mais limitado que seja o seu espaço de trabalho, tente torná-lo o mais confortável e inspirador possível, trazendo para ele itens que podem fazer com que se sinta menos “deslocado” no ambiente.
  • Lembre-se de respeitar os outros
    É importante ter em mente que é você quem está entrando em um novo ambiente e, por isso, adaptar-se é uma tarefa sua, e que deve ser realizada com muito respeito aos colegas e ao que já foi construido pela empresa.
  • Tenha paciência
    Nem sempre a adaptação a um novo emprego é suave desde o primeiro dia e, se este for o caso, ter paciência com a situação é fundamental para atingir seus objetivos e ter uma transição descomplicada.

Imagem: reprodução

 

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Equipe Convenia

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