Você sabe a diferença entre a área de Recursos Humanos e o Departamento Pessoal?

Muitos acham que ambos executam as mesmas funções – o que, de fato, acontece em algumas empresas.

Mas a verdade é que ter bem delimitado o que é domínio do RH e o que é domínio do Departamento Pessoal pode proporcionar vantagem competitiva aos negócios. Isso porque quando o DP assume as suas atribuições originais, o RH tem mais espaço para assumir tarefas estratégicas.

Se por um lado o departamento de Recursos Humanos se ocupa de atividades ligadas a clima organizacional, treinamentos, retenção de talentos e balanceamento entre vida profissional e vida pessoal dos colaboradores, o Departamento Pessoal fica a cargo de aspectos administrativos e jurídicos.

Ou seja: o DP cuida da parte mais burocrática e o RH zela pela parte mais estratégica.

Existem situações, entretanto, nas quais esses dois departamentos irmãos dividem alguma tarefa, como em admissões, compensações e desligamentos de colaboradores.

No caso de desligamento, por exemplo, o RH se encarrega de mapear os funcionários que por algum motivo se tornaram “dispensáveis” – seja por baixa performance, comportamento incompatível com a cultura organizacional da empresa ou algum outro fator -, enquanto o DP assume a responsabilidade pela rescisão dos contratos, fiscalização e atualização de qualquer trâmite na Justiça do Trabalho.

Desse modo, fica evidente a importância significativa do Departamento Pessoal para qualquer organização, independentemente de seu porte.

Ainda assim, em pequenas empresas é comum que o profissional atuante em tarefas típicas de DP seja um contador. Por outro lado, em grandes corporações a área pode ser bem sofisticada.

Auto-avaliação Departamento Pessoal

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário