Saiba as principais mudanças e adaptações que se fazem necessárias no mercado de trabalho na era digital

Era digitalA era digital já invadiu há um bom tempo o cotidiano de grande parte do mundo e, como não poderia deixar de ser, chegou no mercado de trabalho trazendo uma grande quantidade de avanços tecnológicos e muita complicação para quem sempre foi acostumado a exercer suas funções sem a ajuda desse tipo de ferramenta.

Além da questão da adaptação e das facilidades que a era digital traz para a vida cotidiana nos dias de hoje há, ainda, a questão do desequilíbrio que a tecnologia pode trazer para a relação entre vida pessoal e trabalho. Com tantos meios de conexão disponíveis e com o aumento dos adeptos de “vidas sociais virtuais”, o ser humano se vê conectado ao resto do mundo (incluindo ao ambiente de trabalho) 24 horas por dia.

Problemas que incluem casos (até então, inéditos) de vício e dependência em tecnologia já se apresentam com cada vez mais frequência na atualidade, e as relações sociais se tornam cada vez mais confusas, tendo em vista que quem sofre com esta fixação pelo mundo digital, em muitos casos, acaba trocando o cara-a-cara por conversas e encontros totalmente virtuais.

Já há, inclusive, estabelecimentos e programas especiais para que seja feita uma espécie de desentoxicação nos que sofrem com episódios deste tipo, onde os aficcionados passam por um período em que trocam seus computadores, telefones, tablets, smartphones e relógios por atividades ao ar livre e jogos onde a interação com outras pessoas é o objetivo principal.

É parte das tarefas dos atuantes no setor de recursos humanos a formulação de soluções práticas para que a era digital não interfira de maneira negativa na vida de colaboradores e funcionários, podendo tirar proveito de todas as facilidades oferecidas pelas novas descobertas da tecnologia sem que isso crie maus hábitos ou atrapalhe a vida pessoal dos empregados.

Imagem: reprodução

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário