Compreenda a grande influência das redes sociais no mercado de trabalho atual e saiba como estas ferramentas podem melhorar a carreira de profissionais

Redes sociais no mercado de trabalho

A influência das redes sociais no mercado de trabalho se apresenta cada vez maior nos dias de hoje e, quem busca por uma nova vaga ou almeja posições mais altas na carreira, não pode ignorar este fato. De acordo com uma pesquisa realizada pela publicação Você S/A, menos de 8% das empresas da atualidade afirmam não utilizar as diversas redes sociais como meio de pesquisa de candidatos, provando que ter um perfil atualizado nos dias de hoje é, não só importante mas, também necessário.

A importância desse tipo de ferramenta na vida de profissionais de hoje é enorme em diferentes aspectos e, ao mesmo tempo que é possível alcançar postos mais altos e promoções por meio da exposição correta; também há grandes riscos de que profissionais criem uma imagem negativa para as empresas por fazerem publicações inapropriadas. Portanto, as redes sociais no mercado de trabalho podem fazer toda a diferença na hora de um recrutamento, e quem quer avançar na carreira deve ficar atento ao que é divulgado em tais meios.

Ainda segundo o estudo divulgado pela Você S/A, redes sociais como o LinkedIn podem ser úteis, inclusive, para quem já se encontra bem empregado – já que, por meio de atualizações de cursos e treinamentos especiais, quem se expõe nessas redes aumenta as chances de ser visto por outras empresas, que podem se interessar e fazer propostas melhores e mais lucrativas.

Enquanto o LinkedIn – rede social voltada para o mercado e as relações de trabalho – segue como preferido para pesquisas entre os profissionais de recursos humanos, outros sites não ficam de fora – já que apenas 8% dos entrevistados afirmaram fazer o uso de apenas uma rede na hora de recrutar novos talentos.

Segundo os dados colhidos, os sites Catho e Vagas.com seguem logo atrás do LinkedIn no quesito vitrine, e o ideal é que os profissionais que buscam crescimento tenham perfis cadastrados e atualizados em, pelo menos, três redes – aumentando tanto a sua exposição como as suas chances de crescimento.

Imagem: reprodução

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

2 Comentários

  • Graciane, obrigado pelo comentário!

    Fico feliz que o artigo tenha sido útil a você 🙂

    Um abraço

Deixe um comentário