Estudos revelam que a intranet do futuro será mais eficaz e terá cada vez mais aspectos parecidos com as redes sociais

Intranet

Não é de hoje que a palavra intranet é constante no mercado empresarial e, com cada vez mais empresas adotando esse tipo de sistema para a comunicação interna, cresce a busca por ferramentas e novidades que possam deixar mais eficiente a conexão entre colaboradores.

De acordo com uma pequisa realizada pela Appirio (empresa especializada no desenvolvimento de empresas) e IHRIM – International Association for Human Resource Information Management, a intranet de hoje já é considerada de grande importância no mundo corporativo, entretanto, mudanças e novidades ainda são necessárias para que esta ferramenta possa atingir seu potencial máximo.

Segundo o estudo, realizado por meio de entrevistas feitas com empresas associadas à IHRIM, 85% das corporações norte-americanas já contam com algum tipo de intranet como parte da sua comunicação, sendo que 75% desse grupo considera a ferramenta como parte decisiva para o sucesso das empresas. Entre os que ainda não adotaram esse sistema, mais de 55% já trabalham para realizar a implementação dele em suas empresas, enquanto o restante crê em melhores resultados por meio de outros tipos de ação.

Embora já tenha uma posição estabelecida no mercado atual, a intranet da grande maioria das empresas ainda deixa muito a desejar em relação à modernidade, já que não inclui aspectos de mídias sociais, comunicação móvel e armazenamento em nuvens da internet. Esse tipo de fator deve ser ponto de foco na evolução da intranet de hoje, que ainda é usada pelas empresas quase que exclusivamente para que empregados acessem informações sobre benefícios e para a comunicação entre funcionários e o setor de recursos humanos.

Atualizações de sistemas que possam incluir itens mais modernos podem ser uma boa opção e, de acordo com os estrevistados no estudo, são capazes de melhorar drásticamente o engajamento no ambiente de trabalho, além de oferecer mais mobilidade aos colaboradores. Segundo a pesquisa, a grande maioria das empresas ainda não realizou esse tipo de mudança em seus sistemas – sendo que, as poucas que o fizeram, já registram um alcance maior de sucesso no mercado.

Entretanto, a atualização de ferramentas não deve ser a única medida a ser tomada para melhorar a comunicação e o engajamento de funcionários em uma empresa, já que aplicativos não substituem as relações pessoais, e a falta de espírito de equipe e sinergia por parte de colaboradores ainda é responsabilidade (na maioria das vezes) de gerentes equivocados.

Imagem: reprodução

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário