Conheça as atitudes de um líder de sucesso e saiba porque elas fazem parte do dia-a-dia de quem ocupa cargos de comando

Líder de sucesso 02

Conforme abordado em nosso último artigo, um líder de sucesso deve seguir uma série de regras para manter seus subordinados motivados e produtivos – ajudando a empresa onde atua a alcançar altos níveis de produção, destaque e resultados.

Incentivar a expressão de pensamentos, tomar decisões, alertar sobre expectativas, propor pensamentos inovadores, ser exemplar, medir e recompensar performances de destaque são alguns dos pontos principais na atuação de quem ocupa cargos de comando. Confira, abaixo, a continuação da lista de ações tomadas diariamente por quem é visto como líder de sucesso:

    • Fornecer feedbacks constantes
      Funcionários precisam de retorno para seguir no caminho certo, e a capacidade de guiá-los por meio de feedbacks é extremamente importante para o sucesso da atuação de um líder.
    • Localizar e aproveitar talentos
      É responsabilidade do líder a localização de talentos especiais dentro de suas equipes, e saber usá-los da melhor maneira é fundamental para atingir níves de excelência dentro de uma corporação.
    • Perguntar e pedir conselhos
      A interação e a colaboração entre colegas de trabalho é sempre benéfica, e não é por se encontrarem em posição de comando que os líderes devem deixar de interagir e receber ajuda de funcionários – já que o simples fato de abrir oportunidades para que outros ajudem, pode trazer resultados melhores para todos, além de mais confiança e sinergia entre colaboradores.
    • Ter atitude positiva
      O negativismo é um bilhete para a baixa produtividade e a falta de motivação. Portanto, é imprescindível que o líder tenha uma atitude positiva em relação aos problemas, podendo influenciar e motivar seus subordinados na busca por bons resultados e por soluções eficientes.
    • Ensinar
      Líderes que não tem a capacidade de ensinar seus subordinados estão fadados ao insucesso, e a habilidade de “mostrar como se faz” jamais deve ser perdida por quem ocupa um cargo de comando.
    • Assumir responsabilidades
      Quem ocupa um cargo de liderança deve, genuinamente, gostar de ter responsabilidades, já que este aspecto é, justamente, um dos mais fundamentais no trabalho de quem comanda. Sem o prazer em assumir responsabilidades, dificilmente um profissional será capaz de lidar com a grande demanda de decisões que um cargo de liderança oferece, prejudicando a companhia como um todo.

Imagem: reprodução

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário