Confira os comportamentos mais chatos no ambiente de trabalho, de acordo com especialista em etiqueta corporativa

ambiente-de-trabalho2

Para que um ambiente de trabalho possa ser agradável para todos e o clima organizacional possa ser mais um ponto motivador para a produtividade, diferentes fatores devem ser levados em consideração. Embora nem sempre seja levada em conta, a atitude dos colaboradores durante as horas de trabalho pode ser um fator decisivo no clima de uma empresa e suas equipes.

Pensando nisso, a revista Exame consultou a especialista em etiqueta Maria Aparecida Araújo – proprietária da Etiqueta Empresarial Executive Manners Consulting – que descreveu alguns dos comportamentos mais chatos e impactantes no ambiente de trabalho, conforme você confere a seguir:

  1. Atrasar sempre
    Atrasos ocasionais são completamente normais, no entanto, quando se tornam uma regra, podem ser muito mal vistos.
  2. Fofocar
    Indiscrições e fofocas podem ser motivo de desconforto e desentendimentos no ambiente de trabalho.
  3. Falar muito
    Conversas ocasionais são inevitáveis, mas falar demais o tempo todo pode atrapalhar muito a concentração de colegas, afetando a produtividade.
  4. Paquerar
    Atitudes e roupas provocantes demais no trabalho estão no topo dos piores comportamentos que se pode ter no ambiente corporativo.
  5. Bajular demais
    Usar da bajulação e das “puxadas de tapete” para subir na carreira são atitudes vistas como extremamente escusas no meio de trabalho.
  6. Ser um piadista
    O bom humor pode ser agradável, mas usar de ofensas para ser engraçado e fazer piadas demais pode manchar a imagem de um profissional.
  7. Mandar e-mails desnecessários
    Encher a caixa de mensagens dos colegas com e-mails desimportantes pode atrapalhar muito o clima organizacional.
  8. Impactar o olfato alheio
    Perfumes, plantas e incensos com cheiro forte não devem ser presentes no trabalho. Seus colegas não são obrigados a compartilhar os odores agradáveis para você.
  9. Ser barulhento
    Neste quesito, vale o mesmo que na questão de falar muito ou ser piadista: pode manchar sua imagem por atrapalhar a concentração alheia.
  10. Ser pegajoso
    Encostar demais, abraçar ou beijar pode ser desconfortável para os colegas; portanto, evite tais atitudes com pessoas pouco próximas.

Imagem: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário