As tendências do setor de recursos humanos para 2014

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  2 min. de leitura

Conheça as quatro principais tendências do setor de recursos humanos para o ano que se inicia

recursos humanos

O setor de recursos humanos está em constante mutação, a fim de se adaptar às novidades e tecnologias que surgem a cada dia no mercado de trabalho. Com isso, a cada ano que se inicia, podemos notar o surgimento de uma série de novas tendências relacionadas ao segmento de RH, e em 2014 esse conceito se prova, mais uma vez, como uma realidade.

A grande competitividade entre as muitas empresas brasileiras e a busca acirrada por talentos profissionais segue validando o trabalho do setor de recursos humanos no País, e exigindo que o segmento esteja sempre atento às mais diversas mudanças do mercado. Com isso em mente, o especialista Roberto Ventura (sócio diretor da EFIX – empresa focada na gestão e no desenvolvimento de pessoas) elegeu quatro tendências principais do RH para 2014, conforme divulgado no portal Administradores e descrito abaixo:

  • Tecnologia
    Novas ferramentas de análise de dados devem povoar o setor de recursos humanos, sendo cada vez mais importantes e necessárias para elaboração de novas estratégias e planos de ação dentro das corporações.
  • Seleção de talentos
    As contratações devem crescer em função da Copa do Mundo e das eleições presidenciais, no entanto, a disputa acirrada pelos melhores talentos não deve cessar, e cabe ao RH oferecer boas perspectivas de crescimento (e não somente altas remunerações) para atrair os profissionais mais qualificados.
  • Engajamento
    Atraído o talento, há que se certificar de que ele se ajusta ao meio em que irá atuar, possibilitando a sua retenção. A atenção para o clima organizacional é importante nessa tarefa, facilitando a presença de funcionários que “vistam a camisa” da empresa.
  • Nuvem
    A terceirização do trabalho do setor de RH por meio do uso de ferramentas na nuvem é outra importante tendência para 2014, já que esse tipo de serviço se mostra cada vez mais confiável e prático.

Imagem: reprodução

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!