Saiba como induzir o aumento da produtividade de funcionários por meio de pequenas e importantes mudanças no ambiente de trabalho

Produtividade

O aumento de produtividade é um fator buscado por toda e qualquer empresa, visando alcançar níveis de excelência e reconhecimento no mercado de trabalho. A capacidade de motivar, inspirar e reconhecer funcionários – conforme constantemente abordado no cenário atual – são fatores que contam muito para alcançar tal objetivo; no entanto, o ambiente de trabalho dos profissionais de hoje também é extremamente relevante.

Embora este fator não seja tão levado em consideração como outros quando se pensa em aumento de produtividade, o local de atuação de um profissional pode influir muito nos seus resultados – e, com poucas e simples mudanças, pode se tornar muito mais propício para estimular equipes inteiras de funcionários.

Para ajudar os empreendedores que têm a produtividade de seus times de colaboradores como foco, o portal da revista Forbes elaborou uma lista com os cinco principais pontos que devem ser levados em consideração no ambiente de trabalho, como você confere a seguir:

  • Temperatura adequada
    De acordo com estudos feitos por revistas do segmento da saúde, uma temperatura que varia entre 21 e 25 °C é a mais adequada para uma boa produtividade de colaboradores; sendo que temperaturas pouco maiores ou menores que esta média já podem influenciar de maneira bastante negativa o nível de produção dos funcionários.
  • Iluminação correta
    Quanto mais natural for a iluminação, maior será a produção. Luzes muito artificiais – como a maioria das usadas em ambientes de trabalho – podem deixar funcionários mais cansados e sonolentos.
  • Barulho controlado
    O uso de fones que cortem os ruídos do ambiente pode ser recomendado para ambientes muito barulhentos, já que o excesso e a altura elevada de sons podem estressar colaboradores e atrapalhar a produção de funcionários.
  • Conforto e segurança
    Garantir o conforto e a segurança de funcionários e imprescindível para gerar uma boa produtividade, conforme apontado por estudos.
  • Cores adequadas
    Muitos especialistas afirmam que as cores de um ambiente podem influir muito no humor de quem convive nele, e essa escolha deve ser feita de maneira criteriosa para garantir a produção elevada de colaboradores. Cores diferentes podem ser usadas para passar mensagens determinadas em ambientes específicos, já que cada cor traz um “sentimento”, conforme o exemplo a seguir:
    – Branco: Neutralidade, abertura, limpeza
    – Vermelho: Agressividade, excitação, força de vontade
    – Amarelo: Aconchego, estímulo, iluminação

Imagem: reprodução

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário