Entenda por que a autonomia no trabalho é tão importante e saiba como essa liberdade pode ser conquistada por um profissional

Entenda por que a autonomia no trabalho é tão importante e saiba como essa liberdade pode ser conquistada por um profissional

autonomia trabalho

Embora a autonomia no trabalho seja buscada por boa parte dos profissionais atuantes no mercado atual, são poucos os que tem em mente que a falta dessa liberdade é um dos principais fatores para a insatisfação de colaboradores e até para o desligamento de funcionários de uma empresa. Dito isso, fica claro que a importância de um nível considerável de autonomia no dia-a-dia corporativo é grande; tanto para que um profissional possa se dedicar a sua carreira como para que os líderes da empresa possam fazer a gestão de talentos.

Pensando nisso, a Page Talent (empresa que atua no recrutamento especializado de profissionais) realizou uma pesquisa há pouco mais de um ano, revelando que 58% dos profissionais brasileiros têm mais facilidade em desenvolver suas tarefas de maneira independente, destacando uma grande necessidade de ter certa autonomia no trabalho para desempenhar suas funções com eficiência.

Mas nem todas as empresas e cargos oferecem essa autonomia aos seus colaboradores, e ter em mente alguns aspectos que podem ajudar um profissional a ganhar alguma independência no dia-a-dia corporativo é fundamental para manter a motivação e a satisfação com o emprego. Confira:

  • Comunicação aberta com o gestor
    Expor seus objetivos profissionais e fontes de motivação ao superior pode ser um ponto importante para ganhar independência no trabalho, mostrando que sua atuação pode ser mais eficiente com um pouco mais de liberdade.
  • Autonomia precisa ser conquistada
    O bom desempenho e a exposição da capacidade em lidar com novas e importantes responsabilidades são fatores imprescindíveis para a conquista da autonomia no ambiente de trabalho.
  • Inovação e propósito são palavras-chave
    Mostrar constantemente a importância do seu trabalho e buscar novas e eficazes formas de realizá-lo são atitudes que contam muitos pontos para ganhar mais independência no dia-a-dia de atuação.

Imagem: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Equipe Convenia