Saiba como conquistar mais autonomia no trabalho e se tornar seu próprio chefe mesmo sob o comando de um superior

autonomia - trabalho

O sonho de muitos profissionais nos dias de hoje se resume à uma vida sem chefes e as suas constantes cobranças. No entanto, empreender é um negócio extremamente arriscado, e nem todos os que compõem a força de trabalho atual estão dispostos a abandonar a segurança de um salário depositado todo mês na conta somente para eliminar o chefe da sua vida – e, por isso, e importante saber como ter mais autonomia no trabalho; evitando o desgaste das cobranças frequentes e tornando-se, mesmo que minimamente, o seu próprio chefe em algumas ocasiões.

Embora alguns executivos possam não gostar da ideia logo de cara, não é difícil convencer ninguém de que profissionais com mais autonomia no trabalho – e menos necessidade de ter o chefe ao seu lado para cada decisão – é algo que pode aumentar (e muito) a produtividade e até o sucesso deste profissional mais ‘desprendido’.

Com isso em mente, conheça quatro passos para conquistar uma autonomia maior no seu emprego, e comece a se destacar na empresa:

  1. Saiba exatamente o que é esperado do seu trabalho
    Tendo em mente o tipo de tarefa que se deve fazer e quais são as suas principais responsabilidades fica mais fácil tomar a iniciativa para resolver e dar continuidade aos Jobs que são da sua alçada.
  2. Entenda as conseqüências que podem ter as suas falhas
    Saiba que tipo de prejuízo ou complicação você pode causar, e lembre-se disso na hora de avaliar se uma decisão pode, de fato, ser tomada por conta própria.
  3. Tenha uma relação equilibrada com o seu chefe
    Ter mais autonomia no trabalho não é tomar o lugar do chefe – e manter uma relação equilibrada e de respeito com seu superior é fundamental.
  4. Avalie o seu próprio trabalho com frequência
    A sua autonomia lhe dá base suficiente para analisar sua própria atuação – e tanto os pontos fortes como os fracos devem ser avaliados com frequência; permitindo que as mudanças necessárias sejam feitas e que o que já está bom possa ser melhorado.

Imagem: reprodução

Auto-avaliação Departamento Pessoal

 

Sobre o autor

Equipe Convenia