Indicadores de desempenho de treinamento e desenvolvimento

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  2 min. de leitura

Saiba como medir o sucesso dos treinamentos oferecidos pela sua empresa por meio da avaliação de desempenho

avaliacao-desempenho1

Para que haja constantes avanços no desempenho dos colaboradores de uma empresa, treinamentos e programas especiais de ensino podem ser a solução; no entanto, de nada adianta aplicar uma série de processos de treinamento se o sucesso do aprendizado dos colaboradores não é medido e, para que isso seja possível, a avaliação de desempenho pode ser direcionada.

Confira, a seguir, as oito questões de foco que devem ser incluídas em uma avaliação de desempenho de treinamento na sua corporação; para que seja possível medir os resultados desse tipo de programa com maestria:

  1. Domínio
    O treinamento evidenciou todas as informações que devia? O conteúdo que deveria ser exposto foi passado com clareza para os que receberam o treinamento?
  2. Clareza de comunicação
    Os colaboradores participantes do processo conseguiram se comunicar de maneira clara? O uso do português correto foi notado ao longo do processo? Foi possível perceber avanços no desenvolvimento do colaborador?
  3. Motivação
    Os alunos ficaram motivados com o treinamento? Foi possível notar avanços ou mais empenho por parte deles a partir do que foi ensinado?
  4. Didática
    A estretégia de abordagem dos temas do treinamento foi adequada? Os alunos conseguiram absorver o que foi exposto?
  5. Organização
    As aulas foram organizadas de maneira a manter espaço para as tarefas do dia-a-dia do colaborador ou influíram demais, diminuindo a produtividade?
  6. Aprendizado
    Os participantes do treinamento aprenderam o que era necessário? Houve sucesso em passar os dados de maneira clara e facilitada?
  7. Trabalho em equipe
    As equipes que participaram do processo puderam compartilhar o que foi ensinado? O treinamento melhorou o trabalho em equipe e a colaboração entre os participantes?
  8. Comportamento
    Os alunos tiveram bom relacionamento durante e após o processo? Ocorreram brigas ou conflitos de alguma natureza?

Imagem: reprodução

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!