Conheca os diferentes tipos de avaliação de desempenho e escolha o mais adequado para a sua companhia

 

A avaliação de desempenho é uma ferramenta fundamental nos dias de hoje. Ela permite que os profissionais do setor de Recursos Humanos coletem dados importantes para o bom desenvolvimento de estratégias e planos de ação com o intuito de melhorar, dentre outros aspectos, os níveis de produtividade de seus funcionários.

No entanto, os responsáveis por aplicar a avaliação de desempenho devem, antes de tudo, ter bem claro que tipo de informação é valiosa para a elaboração de novas estratégias. Afinal, o tipo de avaliação tem que estar alinhado aos objetivos da empresa, medindo o quanto os colaboradores se aproximam das metas baseado tanto em suas virtudes como em seus pontos de melhoria.

Descrevemos abaixo os diferentes tipos de avaliação de desempenho para que você possa identificar qual é o mais adequado à sua empresa:

  • Autoavaliação
    Cada profissional avalia o seu próprio desempenho de acordo com regras pré-estabelecidas.
  • Avaliação do líder
    Com a ajuda, acompanhamento e controle do departamento de Recursos Humanos, cada gestor avalia sua equipe de trabalho, comunicando os resultados dos funcionários sob sua responsabilidade.
  • Avaliação líder-colaborador
    O gestor orienta seus colaboradores, que fazem sua avaliação de acordo com o caminho indicado pelo superior. Enquanto o líder define metas e objetivos, o funcionário apresenta resultados e cobra recursos.
  • Equipe de trabalho
    As equipes são responsáveis por avaliar o desempenho de cada um de seus integrantes, definindo metas e objetivos a serem alcançados.
  • Avaliação 360 graus
    Nesse, que é um dos tipos mais utilizados nos dias de hoje,  todos os diretamente ligados ao avaliado participam da avaliação de algum modo – incluindo líderes, colegas, pares, colaboradores e, em alguns casos, até mesmo clientes e fornecedores.

Leia também: Os 10 erros mais comuns na avaliação de desempenho

Imagem: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário