Conheça alguns dos principais métodos usados pelo setor de recursos humanos para realizar a avaliação de performance de seus funcionários

Avaliação de PerformanceA avaliação de performance é uma ferramenta imprescindível no mundo corporativo de hoje. Por meio de diferentes métodos e técnicas, as equipes do setor de recursos humanos elaboram estratégias variadas para fazer o reconhecimento e a avaliação de seus grupos de colaboradores, o que pode contribuir bastante para impulsionar uma empresa na direção certa.

Conhecendo os funcionários de uma corporação e tendo claramente definidas as suas tarefas, potencialidades, competências e diferenciais, se torna mais fácil elaborar planejamentos de crescimento e desenvolvimento para a empresa, já que, por meio da avaliação de performance, problemas e soluções podem ser identificados de forma mais imediata.

Boa parte das grandes empresas de hoje realizam, anualmente (ou bianualmente), pesquisas extensas entre os seus funcionários, buscando tanto entendê-los melhor em relação a suas aspirações como encontrar problemas frequentes que causam deficiências dentro de equipes específicas. A observação do clima do ambiente de trabalho e do engajamento das equipes de uma empresa também é feita pelo rh, para que a pesquisa tenha visões de diferentes pontos de vista.

Além de uma análise focada nos funcionários, as corporações também devem receber feedbacks por parte dos gerentes de cada equipe, e é a partir destas informações combinadas que serão analisadas os resultados individuais de cada colaborador. Em muitos casos, os próprios gerentes e líderes de uma empresa também são analisados neste processo, contribuindo para que mudanças e adaptações que auxiliem no engajamento de times de trabalho sejam realizadas.

Cabe a cada empresa decidir sobre a divulgação dos resultados finais desta avaliação aos seus colaboradores, e muitas acabam optando pela não comunicação aos funcionários, em busca de evitar problemas. No entanto, até mesmo a divulgação das questões onde são encontradas falhas na performance de um colaborador podem se transformar em melhorias para a empresa – já que, tendo um feedback de sua atuação, um colaborador pode encontrar soluções para os problemas identificados.

Optando pela divulgação de dados, é importante que líderes e gerentes criem um ambiente amigável e aberto para que os resultados sejam debatidos, pois, é justamente a partir deste tipo de reunião que o setor de recursos humanos pode garantir as informações necessárias para inciar planos de ação de melhorias para a empresa ou um grupo determinado.

Nesta etapa do processo, é o profissional de rh quem deve captar as idéias, reações e queixas dos colaboradores, para que possa filtrar o que faz sentido entre o que foi debatido e, assim, elaborar as melhores maneiras de resolucionar as adversidades. Além de ser uma boa ferramenta para descobrir problemas e soluções, a análise de performance é a principal metodologia utilizada para que o reconhecimento de funcionários seja realizado, permitindo que o setor de rh ofereça mais motivações e benefícios aos funcionários de maior destaque, como você poderá conferir no nosso próximo artigo.

Imagem: reprodução

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Cofundador do Convenia, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos de pequenas e médias empresas. É responsável pela criação e execução da estratégia de inbound marketing da empresa que já atraiu mais de 15.000 leads. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Engenharia Financeira pela Poli-USP, Marcelo iniciou sua carreira na área de vendas da Pepsico. Logo em seguida iniciou uma trajetória em gestão de Hedge Funds internacionais, tendo trabalhado na Carval Investors e Financial Investimentos. Marcelo também é professor de Inbound Marketing na ESPM.

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