Conheça algumas das melhores práticas da cultura startup capazes de ajudar empresas de qualquer porte a evoluir

O mundo do empreendedorismo não destaca territórios fáceis de percorrer, e quem quer começar um negócio e fazê-lo crescer deve estar preparado para enfrentar dificuldades das mais diversas e surpreendentes. E considerando o surgimento das empresas que se popularizaram ao longo dos últimos anos e trazem um novo perfil de negócio ao mercado, ainda assim, atingindo sucesso; fica claro que observar a cultura startup é algo que pode trazer uma série de benefícios para quem busca o sucesso empresarial.

Pensando nisso, organizamos algumas das melhores práticas vindas da cultura startup, que podem ser postas em prática por qualquer tipo e porte de empresa para gerar bons resultados e, sem dúvidas, melhorias para a comunicação corporativa.

  • Envolvimento de colaboradores
    Para entender o funcionamento e encontrar as melhores formas de fazer com que uma empresa evolua, é fundamental se concentrar em quem trabalha nesta empresa – já que é justamente por meio do atendimento às necessidades desses profissionais que um negócio pode, de fato, crescer.
  • Atitudes em pauta
    Tendo em mente que, a partir do envolvimento dos colaboradores, é possível entender o que eles precisam para ajudar no crescimento do negócio – é fácil concluir que investir em tais soluções é a melhor maneira de efetivar a satisfação dos profissionais e, consequentemente, a evolução da empresa. No entanto, muitos empreendimentos acabam adiando investimentos em seus trabalhadores; e é preciso lembrar que, além de entender a situação, é agindo que se atingirá objetivos.
  • Construção de cultura
    Motivação, reconhecimento e produtividade são palavras que andam junto do sucesso, e para que um negócio possa englobar todos os itens necessários para sua evolução, é preciso que esta empresa construa a sua própria cultura – avaliando os resultados de diferentes testes, formas de comunicação, bonificações, mudanças e melhorias em processos e comunicação para, dessa forma, compor suas próprias (e eficientes) normas.

Imagem: reprodução

rhConvenia

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Cofundador do Convenia, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos de pequenas e médias empresas. É responsável pela criação e execução da estratégia de inbound marketing da empresa que já atraiu mais de 15.000 leads. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Engenharia Financeira pela Poli-USP, Marcelo iniciou sua carreira na área de vendas da Pepsico. Logo em seguida iniciou uma trajetória em gestão de Hedge Funds internacionais, tendo trabalhado na Carval Investors e Financial Investimentos. Marcelo também é professor de Inbound Marketing na ESPM.