Saiba como promover uma campanha de incentivo de vendas por meio de seis passos simples e fundamentais nesse tipo de ação

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Conforme explicado na Parte I deste artigo, as campanhas de incentivo de vendas devem ser devidamente planejadas e acompanhadas para que tragam bons resultados financeiros para uma empresa; tendo objetivos e formas de avaliação e medição bem claros, além de um período de ação pré-determinados.

Confira, a seguir, os três últimos passos para aplicar de maneira bem-sucedida uma campanha de incentivo de vendas na sua corporação:

  1. Escolha a premiação dos vencedores
    Embora seja muito usada, a premiação em dinheiro deve ser evitada. A melhor forma de definir a bonificação para os funcionários é comunicar-se com eles, descobrindo que tipo de prêmios é considerado mais valioso: viagens, participação em eventos especiais, folgas, aparelhos tecnológicos ou automotivos, entre outros.
  2. Controle o desenrolar da campanha
    O acompanhamento da campanha de incentivo de vendas deve ser feito de maneira criteriosa e constante. Não vale de nada iniciar um projeto para descobrir, um mês depois, que ele não está funcionando ou trazendo resultados para a companhia e; portanto, o acompanhamento do sucesso das ações deve ser feito diariamente – possibilitando mudanças em sua direção ou seus objetivos ao longo do caminho, caso, uma primeira versão do projeto não seja produtiva como esperado.
  3. Prepare o encerramento do processo
    Da mesma forma que quando iniciado, o programa de incentivos deve ter um fechamento digno e especial, com direito a algum tipo de evento (mesmo que simples) onde possa ser feito o anúncio e a premiação dos principais vendedores e batedores de metas da campanha de incentivos. É importante lembrar que o processo todo é feito para que os funcionários sejam motivados e, um encerramento levado da maneira errada pode causar, justamente, o efeito contrário.

 

Imagem: reprodução

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