Criar uma política de benefícios capaz de atrair e reter os melhores talentos para sua empresa é um dos maiores desafios da equipe de recursos humanos. Atualmente, os cartões refeição e alimentação são vistos como grandes diferenciais, pois um candidato geralmente opta por empresas que oferecem mais benefícios, por considerarem que elas demonstram maior comprometimento com o funcionário.

Devido a competitividade do mercado, existem inúmeras empresas que oferecem ticket alimentação, o que acaba gerando dúvidas na hora de contratar esse tipo de serviço. E realmente é necessário observar alguns fatores como rede credenciada, tarifas para a empresa, benefícios do cartão, entre outros.

Então se você ainda não sabe como funciona o vale refeição e qual a melhor opção de cartões refeição e alimentação, considerando as necessidades da sua empresa, esse post é para você. Confira!

O que é o Ticket de Alimentação?

O ticket alimentação é uma forma de concessão de benefícios alimentícios para o trabalhador. A sua principal vantagem para o colaborador é que ele permite a liberdade de escolha, já que cada um pode comprar os produtos de acordo com seus hábitos e nos locais de sua preferência.

Além disso, as empresas que optam pela concessão têm inúmeros benefícios, como atração e retenção de talentos, economia e segurança. Mas o principal deles é o incentivo fiscal dado pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que concede uma dedução de até 4% do imposto de renda. O prografa foi instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976,

Como é feito o cadastramento no PAT?

O processo de cadastro no PAT é feito de forma simples. Basta acessar o site do Ministério do Trabalho. Caso tenha dúvidas sobre o processo de adesão, você pode acessar a cartilha PAT Responde.

A adesão ao PAT é feita de forma voluntária, ou seja, a empresa não é obrigada a participar do programa. Apesar disso, caso o benefício alimentício seja fornecido por uma empresa não inscrita no PAT, deverá ser feito o recolhimento do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre o valor do benefício concedido para o colaborador.

As empresas que aderem ao PAT podem oferecer o benefício de alimentação aos colaboradores por meio de cestas básicas, cartão alimentação e cartão refeição.

Qual a diferença entre cartões de refeição e alimentação?

Existem diferentes tipos de ticket alimentação, os principais são os cartões de refeição e alimentação. O vale alimentação é utilizado principalmente em redes de supermercados, enquanto o vale refeição é comumente utilizado em locais que oferecem alimentos prontos, como restaurantes e lanchonetes.

Como o cartão alimentação é mais completo e flexível ele acaba sendo utilizado para compras mensais. Enquanto o cartão refeição auxilia o colaborador com os custos da alimentação durante a jornada de trabalho.

Se por um lado o cartão de refeição possibilita que o colaborador faça suas refeições nas proximidades da empresa, por outro, o de alimentação beneficia todo o núcleo familiar. Assim, uma opção é conceder metade do benefício em forma de cartão de refeição e a outra parte em cartão alimentação.

Quais são as principais empresas que atuam no ramo de cartões alimentação e refeição?

Independentemente da opção da empresa, para escolher a melhor opção de cartões de refeição ou alimentação é preciso considerar a rede de atendimento de cada operadora, ou seja, a quantidade de estabelecimentos que aceitam o pagamento por meio do vale e benefícios extras.

Para te ajudar a identificar a melhor opção para sua empresa, listamos algumas operadoras de vale alimentação e as vantagens da rede de estabelecimentos credenciados de cada uma delas. Veja:

  • Alelo: De acordo com reportagem da Época, a empresa é líder no mercado de benefícios desde 2013 pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
    • Vantagens: Entre as vantagens está o pacote de benefícios voltado para o usuário final do cartão, como descontos nas compras, parceria com livrarias, parcerias com empresas de alimentação saudável e brindes para os clientes, mas não é muito diferente do que é oferecido pela Alelo e Ticket.
    • Rede de atendimento: de acordo com a empresa, eles têm 460 mil estabelecimentos credenciados, atendem cerca de 100 mil empresas como clientes e possuem 6 milhões de usuários finais. Além disso, a empresa é líder no quesito satisfação dos usuários, conforme a pesquisa ‘Escolha PME’, com índice de 88,7%.
  • Sodexo: Vencedora do Prêmio ELOGIEAKI nos anos de 2015, 2016 e 2017 na premiação “As empresas mais Elogiadas do Brasil”, na categoria benefícios.
    • Vantagens: de acordo com o levantamento da ‘Escolha PME’, realizada pelo Estadão, a Sodexo ficou em primeiro lugar na categoria empresa preferida no ramo de benefícios de alimentação, com 23% da preferência, enquanto a Alelo ficou com 19%. Os principais pontos positivos são a rede de aceitação do cartão, preço, qualidade do serviço prestado e reputação.
    • Rede de atendimento: A Sodexo atende 80 países, incluindo o Brasil. Os dados divulgados pela empresa revelam que eles possuem 89 mil clientes, 392 mil estabelecimentos credenciados e 6,4 milhões de usuários.
  • Ticket: é tradicional no mercado de benefícios. A Ticket foi a primeira empresa parceira do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
    • Vantagens: Possui um clube de benefícios com diversos parceiros que oferecem descontos para os usuários do cartão.
    • Rede de atendimento: possui mais de 320 mil estabelecimentos credenciados, cerca de 5 milhões de usuários e mais de 70 mil empresas-clientes.

Como escolher a melhor opção de cartões refeição e alimentação?

Como você pode ver, os benefícios dos cartões refeição e alimentação são inúmeros, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. E as empresas líderes no segmento de benefícios de alimentação, Alelo, Sodexo e Ticket, apresentam vantagens semelhantes, por isso, os principais aspectos que você deve considerar são os valores cobrados por cada uma e a rede de atendimento na sua cidade.

Portanto, a opção ideal de cartões refeição e alimentação é aquela que esteja mais próxima da realidade da sua empresa e da sua equipe, proporcionando mais segurança, comodidade e flexibilidade.

E agora que você já conhece as principais vantagens, redes credenciadas e os benefícios das operadoras de cartões de refeição e alimentação, que tal compartilhar esse post em suas redes sociais? Assim, mais pessoas saberão sobre o assunto.

 

beneficios_corporativos_mercado_brasileiro

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário