Confira 4 dicas especiais para melhorar o clima organizacional na sua empresa

clima organizacional

O clima organizacional é um conceito que ganha cada vez mais importância dentro das empresas nos dias de hoje, em que o mundo profissional já sabe o quanto uma boa convivência no ambiente de trabalho pode ajudar na atuação de funcionários e na produtividade de empresas como um todo.

Sabendo-se que o fato de poder contar com a atuação de um líder eficiente é algo fundamental para a implementação de um bom clima organizacional, cabe ao setor de recursos humanos das corporações de hoje fazer um bom recrutamento para encontrar um executivo que seja capaz de motivar e incentivar seus subordinados – garantindo que haja a influência necessária para a instalação de um ambiente agradável.

Para definir algumas ações importantes na construção desse clima favorável ao trabalho e à produtividade, a consultoria de gestão de negócios Hay Group realizou uma pesquisa especial com 135 empresas e mais de 600 mil entrevistados, investigando quais são os fatores mais relevantes para estabelecer ambientes ideais de atuação, conforme você confere a seguir:

  • Recompensar
    Embora seja algo necessário, nem todas as empresas sabem como recompensar bem os seus funcionários. No entanto, mais de 40% dos entrevistados na pesquisa afirmam crer que seus benefícios são proporcionais ao seu desempenho, e bonificações como promoções e facilidades diversas são esperadas pelos profissionais dos dias de hoje.
  • Aconselhar
    Cerca de 70% dos funcionários das empresas mas bem-sucedidas que participaram do estudo afirmam receber conselhos de seus chefes, podendo, com isso, melhorar seu desempenho.
  • Ouvir
    Saber escutar a opinião e as sugestões de subordinados é fundamental para um bom clima organizacional, e 80% dos empregados de companhias com boas práticas que participaram da pesquisa afirmam ser ouvidos por seus superiores.
  • Dar Feedback
    Os funcionários devem ter retorno em relação às suas atuações para poder se desenvolver ainda mais, e é função do líder dar esse tipo de feedback aos seus subordinados, indicando o que é esperado dele e se sua atuação está seguindo no caminho certo.

Imagem: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário