Uma pesquisa conduzida pela GPTW (Great Place To Work) mapeou os fatores que os funcionários de PME’s (pequenas e médias empresas) realmente valorizam em sua empregos e que, por consequência, aumentam sua satisfação no trabalho.

Os resultados do estudo acusaram que o que os profissionais de pequenas e médias empresa mais valorizam são, em ordem:

1. Desenvolvimento Profissional

2. Qualidade de Vida

3. Remuneração e Benefícios

4. Estabilidade

Ou seja: eles buscam muito mais do que apenas o salário ao final do mês. É preciso desmistificar essa crença, que ainda está cravada na cabeça de muitos gestores e profissionais no mercado de trabalho.

4 ações para aumentar satisfação no trabalho

Tendo em vista o ranking resultante da pesquisa, acompanhe abaixo alguma ações a serem tomadas pela empresa que deseja oferecer aos seus funcionários o que eles mais valorizam:

1) Desenvolver é essencial

Os seus colaboradores, assim como sua empresa, estão sempre em busca de crescimento e desenvolvimento. Portanto, invista na capacitação do seu time, sempre com um planejamento bem feito e deixando claro ao colaborador qual é o caminho natural dele dentro da organização.

O que fazer: crie um plano de carreira para cada colaborador e mostre aonde ele pode chegar e o que é preciso fazer para chegar lá. 

2) Vida com qualidade

De que adianta estar com tudo no trabalho, se sua vida pessoal é desajustada? Esse desequilíbrio é um inimigo da qualidade de vida.

Morar longe da empresa, pegar trânsito todo dia no percurso casa-trabalho, cobrança em excesso e falta de espaço para realizações pessoais desmotivam qualquer funcionário. E isso é péssimo para a empresa.

O que fazer: crie ações que extrapolem o âmbito profissional do funcionário. Procure deixar o ambiente de trabalho agradável.

3) Trabalhar e ganhar

Segundo a pesquisa, remuneração entra em terceiro lugar na lista de geradores de satisfação no trabalho. E ela envolve não somente salário, mas também benefícios.

Nesse sentido, é importante estipular um sistema meritocrático de remuneração, no qual cada colaborador ganha proporcionalmente ao quanto contribui à empresa. É mais justo e gera menos insatisfação.

O que fazer: busque firmar parcerias com academias, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos que ofereçam serviços (benefícios) valorizados pelos seus colaboradores. Criar um grêmio corporativo é outra sugestão.

4) Estabilidade profissional

Pular de um emprego a outro não é uma opção que agrada à maioria dos profissionais. Por mais que ficar estagnado não seja exatamente um desejo unânime no mundo empresarial (não à toa esse item aparece em quarto no ranking do estudo), as pessoas normalmente se motivam mais quando criam vínculo com a organização e se sentem parte de um time.

O que fazer: estabilidade começam com uma contratação eficaz – quanto melhor você contratar, mais longa será a carreira do profissional na empresa. Tenha descrição de cargos bem definidas e ajustadas à realidade do seu negócio.

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Equipe Convenia