como calcular turnoverAs métricas da área de recursos humanos são essenciais para qualquer empresa que deseja ter profissionais engajados. Medir, acompanhar e agir para melhorá-las deve fazer parte do dia-a-dia de qualquer gestor de equipe.

Um dos indicadores mais significativos da qualidade do ambiente de trabalho é o turnover de funcionários, ou seja, a taxa de desligamentos da empresa em relação ao total de colaboradores.

Leia abaixo como calculá-lo ou baixe esta planilha que faz o cálculo para você.

Saiba como calcular turnover de maneira simples

As primeiras fórmulas de cálculo de turnover consideravam não apenas os desligamentos mas também as entradas de pessoas nas empresas. Este cálculo refletia a taxa de “movimentação” do número de funcionários dentro da empresa. O cálculo desta taxa é:

turnover_tradicional

Fórmula recente para calcular o turnover

Há um problema inerente a essa fórmula, pois ela considera o número de admitidos, ou seja, as pessoas que entraram na empresa no período. Se você (como a maioria das empresas) pretende analisar o turnover como um índice de “descontentamento” dos seus funcionários, faz mais sentido considerar apenas o número de desligados.

A fórmula, portanto, seria:

turnover desligados

Como calcular o turnover de pequenas e médias empresas

Pequenas e médias empresas (digamos até 200 funcionários) podem encontrar problemas para efetuar o cálculo acima mensalmente, pois a taxa pode ser prejudicada por uma sazonalidade específica. Imagine, por exemplo, que uma empresa de 50 funcionários tenha 2 desligamentos em 1 mês. A taxa seria de 4%, porém, nos outros meses ela ficaria “zerada”.

Nesses casos é conveniente tornar o cálculo anual. Para isso, basta utilizar o número total de desligados não apenas do mês corrente, mas dos últimos 12 meses.

A fórmula atualizada ficaria assim:

turnover 12 meses

Image: reprodução

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Cofundador do Convenia, empresa de tecnologia para a área de recursos humanos de pequenas e médias empresas. É responsável pela criação e execução da estratégia de inbound marketing da empresa que já atraiu mais de 15.000 leads. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Engenharia Financeira pela Poli-USP, Marcelo iniciou sua carreira na área de vendas da Pepsico. Logo em seguida iniciou uma trajetória em gestão de Hedge Funds internacionais, tendo trabalhado na Carval Investors e Financial Investimentos. Marcelo também é professor de Inbound Marketing na ESPM.