Como demitir um funcionário da melhor maneira

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  2 min. de leitura

Conheça dicas de como demitir um funcionário causando o mínimo de constrangimento e desconforto possível

como-demitir-funcionario

Quem já foi desligado de um emprego sabe o quanto pode ser desconfortável e triste ficar sabendo de uma notícia como essa. Mas, embora isso seja a última coisa na cabeça de quem acaba de perder o emprego, saber como demitir um funcionário não é uma tarefa fácil; já que quem deve lidar com essa tarefa também sabe o grande nível de constrangimento e insatisfação que levará a um de seus colaboradores.

Com isso em mente, separamos algumas dicas especiais para quem quer saber como demitir um funcionário da melhor maneira, minimizando o descontentamento de quem irá perder o cargo e o constrangimento de quem dará essa triste notícia. Confira:

  • O supervisor direto do funcionário deve ser o responsável pela notícia, sem terceirizar a conversa com o funcionário.
  • Contar com um profissional da área de RH pode facilitar o processo e evitar discussões.
  • Reforçar a notícia por escrito é uma boa ideia, fazendo com que o colaborador não tenha dúvidas em relação ao que foi discutido e aos processos que devem ser seguidos no desligamento.
  • Ser direto e específico é fundamental, permitindo que o funcionário tenha um feedback da sua atuação na empresa e evitando que a conversa se prolongue mais que o necessário.
  • O gestor que demite um empregado não deve pedir desculpas por isso, mas deve explicar o que o levou a tomar a decisão de maneira objetiva.
  • Não há um dia “menos pior” na semana para se comunicar uma notícia como esta ao colaborador. Portanto, informe a demissão ao funcionário o mais cedo possível, permitindo que ele tome as atitudes que precisar para buscar novas oportunidades e resolver as pendências que tiver com a empresa.

Imagem: reprodução

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!