Confira dicas para comandar e lidar com os problemas do dia-a-dia sem cair em armadilhas da liderança

Armadilhas da liderança

Quem ocupa cargos de comando no mundo corporativo precisa estar sempre atento às armadilhas da liderança, que podem definir o sucesso ou a ruína de um profissional. Precisando contar com a capacidade de reconhecer, motivar, influenciar e inspirar seus subordinados, os líderes têm a difícil tarefa de administrar equipes e propiciar um bom ambiente de trabalho para que a alta produtividade e o sucesso sejam alcançados pela empresa.

Responsáveis por essas importantes questões, os profissionais que comandam não podem cair nas mais comuns armadilhas da liderança, que incluem diversos fatores distintos, sendo um dos mais sérios deles a falta de atenção e cuidado com possíveis problemas; já que, uma de suas competências mais importantes é, justamente, ter a capacidade de antecipar crises antes que a situação se apresente de fato.

Em busca de técnicas de gerenciamento, muitos líderes também acabam deixando de lado a suas ações de comando para dar prioridade à regras e táticas consideradas eficientes; passando a seguir ao invés de liderar. Além de prejudicar a sua capacidade de influenciar funcionários, isso também pode abrir brechas para a falta de foco, interesse e execução de tarefas importantes por parte dos seus colaboradores subordinados – que, ao enxergar uma atuação pouco inspiradora do líder, tendem a seguir o seu exemplo e diminuir os níveis de esforço e produtividade.

Acomodar-se com o funcionamento de processos e tarefas que se apresentam de forma regular é outra grande armadilha para os líderes, que deixam de propor mudanças constantes e não se aproveitam de boas oportunidades de desenvolvimento – usando os recursos disponíveis de maneiras pouco inovadoras e proveitosas.

A falta de atenção no gerenciamento de funcionários e as possibilidades de desenvolvimento de talentos também afetam negativamente a atuação dos líderes, que perdem colaboradores e chances de crescimento em função de um comportamento que ignora a importância de fatores absolutamente necessários para o sucesso de qualquer corporação.

Imagem: reprodução

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário