Confira dicas especiais para estabelecer a liderança e se tornar um gestor eficiente no mercado dos dias de hoje

Estabelecer a liderança de uma equipe de colaboradores não é uma tarefa fácil, e quem assume um cargo de gestão dentro de uma empresa deve ter em mente que a diferença entre ser um chefe e um líder é bem grande. Muito mais que garantir a produtividade de seus subordinados, é papel do líder motivar, inspirar, reconhecer e incentivar os talentos que se administra; desenvolvendo, assim, o máximo potencial dos profissionais que gerencia.

Além dos desafios já descritos, também é preciso ter confiança e poder de decisão para estabelecer a liderança no mercado dos dias de hoje – cada vez mais competitivo e cheio de armadilhas. Para facilitar esse processo, confira abaixo alguns dos principais aspectos necessários para se tornar um líder de sucesso e capaz de influenciar equipes inteiras de maneira positiva.

  • Confiança
    A comunicação do líder com sua equipe de subordinados deve ser clara e direta para que a confiança dos funcionários seja conquistada; já que o comprometimento dos colaboradores é muito maior quando eles confiam no trabalho e na orientação de seus líderes.
  • Ação
    Conforme citado anteriormente, ter a capacidade de fazer decisões importantes é fundamental para qualquer profissional que busque se estabelecer como líder. Saber como e quando delegar e não ter receio ao executar ações determinantes para o desenvolvimento da empresa são atitudes de extrema importância para gerir times com eficiência.
  • Perspectiva
    Saber como incorporar diferentes perspectivas ao desenvolver projetos também é importante para ser um líder, pois isso permite que o gestor tenha uma visão mais ampla das diferentes oportunidades e riscos envolvidos na ação.
  • Foco
    Ter foco para estabelecer diferentes processos e estratégias para atingir os objetivos é outra necessidade para quem atua na liderança, mantendo diferentes projetos nos trilhos e garantindo que performances sejam mais tangíveis e que a monitoração de resultados seja possível.

Imagem: reprodução

Convenia - Gestão de RH incrivelmente simples

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Co-fundador e CEO do Convenia.