Confira quatro etapas que vão lhe mostrar como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho

como-melhorar-comunicacao-ambiente-trabalho 4

Essencial para o bom funcionamento de uma empresa e para a produtividade de seus funcionários e colaboradores, a boa comunicação deve ser algo no foco constante de líderes e gestores. No entanto, quando este aspecto é falho dentro de uma corporação, é frequente que o setor de recursos humanos e os profissionais em posição de comando se questionem sobre como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho.

Escrito pelo consultor especializado no treinamento de gestores Marcos Gross, o livro batizado de “Dicas Práticas de Comunicação: Boas ideias para o Relacionamentos e os Negócios” revela uma série de segredos importantes para quem busca saber como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho, conforme você confere na lista a seguir:

  • Atenção para o perfil do colaborador que recebe a informação
    É absolutamente necessário prestar atenção no perfil dos funcionários com quem a comunicação será realizada, atendando-se para a melhor forma de passar uma informação importante de maneira que este profissional à entenda com clareza e objetividade.
  • Explore diferentes esferas da comunicação
    De acordo com Gross, a comunicação de uma empresa é feita, basicamente, por meio de três formas principais: comunicação não-verbal (55%), comunicação pelo tom de voz (38%) e comunicação verbal (7%). Com isso em vista, fica claro que postura, movimentos e olhares de quem transmite uma informação devem ser bem planejados, permitindo que a mensagem seja compreendida na sua totalidade.
  • Ouça o que os funcionários têm a dizer
    Saber ouvir e não só falar também é essencial para uma comunicação mais clara, valorizando a opinião de colaboradores e, com isso, ganhando mais respeito e atenção deles.
  • Mantenha a transparência e a objetividade
    É preciso ser assertivo na hora de comunicar, passando suas opiniões e as informações necessárias de forma segura, clara e objetiva.

Imagem: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário