Se o seu interesse é montar um plano de cargos e salários na empresa onde trabalha, você está no lugar certo. Aqui vamos passar por conceito e funções de um plano de cargos e salários — além de disponibilizar uma planilha gratuita para você baixar e já começar hoje a cuidar desse aspecto da gestão de pessoas.

Você pode baixar gratuitamente o nosso Kit de Cargos e Salários

Plano de cargos e salários: conceito

O plano de cargos e salários é um descritivo de cada posição de trabalho que existe dentro de uma organização e do salário correspondente a ela. Ele garante isonomia entre empregados e atua como um instrumento importante de gestão, tanto para a área de Finanças como para a área de Recursos Humanos. 

Imagine que você estivesse sendo contratado agora para começar em uma empresa e seu líder te mostrasse uma matriz com todas as características da vaga que você vai ocupar e também das características dos cargos imediatamente acima do seu. O quão mais seguro sobre suas tarefas você se sentiria? O quão mais clara seria sua visão sobre o que você precisa fazer para produzir mais e crescer na empresa?

Funções de um plano de cargos e salários

Um plano de cargos e salários pode ser útil tanto ao gestor de uma área como ao departamento de Recursos Humanos. Confira algumas de suas funções:

  • Auxiliar na contratação de novos colaboradores
  • Facilitar o planejamento financeiro da empresa 
  • Elucidar ao colaborador exatamente o que se espera dele na função que ocupa
  • Deixar nítido a todos os funcionários quais são os cargos da empresa e o que é esperado de quem os ocupa
  • Assegurar igualdade de deveres e direitos entre os funcionários
  • Apoiar os profissionais de Departamento Pessoal na montagem de folha de pagamento

Como montar o plano

Seguem algumas etapas importantes para o processo de montagem do plano de cargos e salários:

Etapa 1. Reunir os gestores da empresa para consolidar quais cargos existem (ou devem existir, caso haja necessidade de contratação) em cada departamento e qual é o perfil necessário em cada uma delas. Essa tarefa fica mais eficiente tendo como suporte o organograma da empresa.

Etapa 2. Uma vez elencados todos os cargos da organização, você deve estabelecer, para cada um deles, os seguintes pontos:

  • Faixa salarial: intervalo entre os valores mínimo e máximo que o profissional do cargo pode receber de salário. Esse parâmetro pode ser definido por meio da consulta a sindicatos e benchmarks de empresas do mesmo segmento ao qual a sua pertence.
  • Responsabilidades: quais as principais atividades que o profissional do cargo deve executar em seu cotidiano. Os gestores de cada cargo terão uma visão clara acerca desse tópico, assim como dos dois abaixo.
  • Perfil Técnico Necessário: conjunto de habilidades técnicas e de ferramentas (sejam elas online ou offline) que o colaborador deve possuir para exercer a função em sua plenitude. Nesse espaço você deve colocar, por exemplo, se o cargo exige domínio avançado em Excel ou em algum software de gestão.
  • Perfil Comportamental Necessário: conjunto de traços comportamentais que o colaborador deve manifestar para ocupar o cargo — como capacidade analítica ou perfil de liderança.

Etapa 3. Usar o plano de cargos e salários para comunicar de maneira eficaz aos colaboradores, novos ou antigos, a trilha a ser percorrida para que ele consiga se desenvolver dentro da empresa e galgar cargos mais elevados. Assim, ele tem um guia prático de o que fazer agora e do que fazer futuramente.

Dica para começar

Para tornar mais prático o processo descrito acima, você pode usar uma planilha semipronta de cargos e salários. Aqui na Convenia nós elaboramos um kit para você fazer o seu Plano de Cargos e Salários, que contempla uma planilha que te auxilia a realizar todo o planejamento financeiro dos salários, e uma matriz para você elaborar a descrição dos cargos.

Você pode baixá-la gratuitamente clicando aqui embaixo:

kit_plano_de_cargos_e_salarios

 

Sobre o autor

Luca Venturini

Analista de Marketing do Convenia.

Formado em Administração de Empresas, encontrou no Inbound uma oportunidade de unir duas de suas paixões: marketing e escrever.