Aumento de produtividade no trabalho: novas técnicas indicadas

Marcelo Furtado
Liderança
  2 min. de leitura

O aumento de produtividade no ambiente empresarial ganha novas técnicas indicadas por especialistas

Aumento de produtividade

A pouca produtividade no trabalho dos brasileiros já foi identificada por especialistas, que definem este fator como um importante inimigo do crescimento do País. Com isso em vista, empresas dos mais variados setores buscam por medidas que possam solucionar a questão e promover o aumento de produtividade de funcionários, tendo como base principal o investimento em recursos tecnológicos e de aprendizado.

De acordo com o estudo realizado pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – publicado no jornal Folha de São Paulo – a estagnação da produtividade no País já é algo concreto desde o final da década de 70, exigindo uma atitude imediata por parte das grandes empresas brasileiras para contornar a situação e, consequentemente, realizar o aumento da produtividade como um todo.

Presas neste cenário de pouco avanço, empresas já apostam em concursos entre seus funcionários para a descoberta de medidas que possam aumentar a produtividade, buscando soluções propostas pelos próprios colaboradores de pouca ação para implementar e modificar as questões que atrapalham o seu nível de produção.

O investimento em softwares e tecnologias que possam otimizar o tempo de profissionais é uma das saídas buscadas pelas corporações, assim como o incentivo para estudos e cursos específicos de aprimoramento; que podem, além de influenciar o nível de produção, aumentar o reconhecimento e a receita das empresas – já que, quanto maior o conhecimento do funcionário, maior será a sua credibilidade diante de clientes.

Junto com a questão do aprendizado, se destaca, também, o fator financeiro como um incentivo extra de produtividade. Segundo os entrevistados da pequisa, para que se possa trabalhar com uma equipe “top”, os salários precisam ser mais altos que a média; no entanto, ainda hoje, muitas empresas optam por pagar valores menores e contar com uma força produtiva igualmente reduzida, contribuindo para o cenário atual e a estagnação do mercado.

Imagem: reprodução

 

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!