Entenda como ser um bom líder pode influenciar no aumento de produtividade de equipes inteiras, e descubra as diferenças entre liderança e chefia

No mercado de hoje, é cada vez mais comum escutar o ditado de que, para motivar e influenciar subordinados, o ideal é ser um bom líder, e não um bom chefe. Pode parecer um tanto confuso à primeira vista, mas a afirmação faz completo sentido, tendo em vista que para inspirar funcionários é preciso incentivá-los, e não abusar do poder de comando para “ordenar” tarefas e cobrar resultados.

Mas nem sempre é tão fácil distinguir as diferenças entre ser um líder e um chefe quando se está em um cargo de gestão, e saber como questionar-se da maneira certa é fundamental para entender para qual lado a sua atuação está mais tendenciosa. A resposta para as três perguntas expostas a seguir compõem uma boa base para que um gestor entenda se sua atuação está no caminho certo:

  • Eu simplesmente falo com meus empregados ou, de fato, os escuto e compartilho ideias com eles?
  • Eu simplesmente delego tarefas e cobro resultados de meus subordinados ou tento motivá-los para atingirmos objetivos em comum?
  • Meus subordinados têm medo de mim ou se sentem valorizados por mim, tanto no sentido profissional como no pessoal?

A diferença entre líder e chefe fica bastante clara com as perguntas citadas, não é mesmo? E para esclarecer ainda mais as qualificações e os diferenciais de um líder de verdade, há algumas características que não podem deixar de ser citadas.

  • O líder lidera
    Enquanto o chefe grita ordens, o líder trabalha junto com os funcionários em busca de um objetivo em comum.
  • O líder ajuda seus funcionários
    Enquanto o chefe ordena a execução de trabalhos, o líder se preocupa em saber se o subordinado tem todas as ferramentas para executar aquela função; e lhe oferece suporte para tal.
  • Um líder está sempre disposto a aprender
    Enquanto o chefe já “sabe de tudo”, o líder está sempre aberto para novas informações e aprendizados que pode obter com os colegas e subordinados.

Imagem: reprodução

ebook_5_praticas_para_motivar

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Co-fundador e CEO do Convenia.