Saiba quais são as competências profissionais mais requisitadas no mercado de hoje

competencias profissionais

A grande quantidade de mudanças no mercado e de inovações que podem ajudar profissionais surgidas ao longo dos últimos anos formaram um cenário novo e único no mundo profissional, fazendo com que trabalhadores de todo tipo de atuação tenham que se atualizar para seguir no mercado. Com isso, uma série de novas competências profissionais passam a ser exigidas por quem deseja uma boa posição no mercado atual – cada vez mais tecnológico e constantemente renovado.

As competências profissionais mais tradicionais não ficam de fora das exigências de grandes e pequenas empresas, e a novidade no que se refere à demanda do mercado fica por conta, principalmente, das constantes inovações no mundo online e da tecnologia. Mais conectados ao mundo das ferramentas virtuais, os millennials tiram vantagem da situação, enquanto Baby Boomers e profissionais da geração X correm para ficar atualizados com as novas demandas do mercado.

Confira, a seguir, as competências profissionais em alta nos dias de hoje, e saiba como se adaptar e crescer no mercado atual:

  • Conhecimento de novas tecnologias e tendências
    Os profissionais devem se manter antenados com os principais produtos e lançamentos tecnológicos do mercado, sabendo como utilizar as ferramentas que podem ser úteis em sua atuação.
  • Aprendizado constante
    Não basta ter conhecimento sobre sua área. O aprendizado e a atualização constante são itens altamente necessários.
  • Relacionamento e comunicação interpessoal
    A comunicação clara é palavra-chave para um bom ambiente de trabalho, e deve ser tanto entendida como executada.
  • Visão global
    É preciso estar inteirado sobre as mais diversas mudanças econômicas, sociais e políticas de todo o mundo; podendo antecipar mudanças e ficar atento aos impactos que um acontecimento pode gerar.
  • Automotivação
    Nem sempre os líderes têm a capacidade de motivar suas equipes da melhor maneira e, por isso, ter motivação própria é essencial nos dias de hoje.
  • Equilíbrio emocional
    Cada vez mais competitivo e desafiador, o mercado de trabalho necessita de profissionais que saibam manter o equilíbrio emocional e não deixar que pequenos problemas afetem a sua atuação.
  • Capacidade de inovação
    Sair da zona de conforto e apostar em ideias inovadoras é algo altamente procurado e reconhecido no mercado de hoje.

Imagem: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

 

Sobre o autor

Equipe Convenia

Deixe um comentário